Nos dias 22 e 23 de agosto, o Itaú Cultural (IC) recebe a atriz, cantora e compositora Juliana Linhares, que sobe ao palco para apresentar suas canções autorais e releituras presentes no álbum Nordeste ficção.
O primeiro disco da artista potiguar, lançado em 2021, contou com a direção artística de Marcos Preto e é composto de 11 faixas que remetem aos clássicos LPs da virada dos anos 1970 para os 1980 e que dialogam também com nomes dos anos 1990.
Sob a influência do livro A invenção do Nordeste e outras artes, de Durval Muniz de Albuquerque Jr., o álbum também abre espaço para questionamentos sobre os significados de ser nordestina nos dias atuais. Vale destacar que Nordeste ficção conta com diversas parcerias, com nomes como Letrux, Zeca Baleiro, Chico César e Jéssica Caitano.
Nascida em Natal, Juliana foi viver no Rio de Janeiro em 2010, mudança que a fez observar a forma como o restante do país enxerga o Nordeste. A reação aos estereótipos e a compreensão deles é um dos fios condutores para as suas criações musicais.
A cantora também é a voz à frente da banda Pietá desde 2012 e integrante do grupo Iara Ira, junto com as cantoras Júlia Vargas e Duda Brack. Antes de lançar Nordeste ficção, Juliana gravou o EP Perdendo o juízo, produzido pela cantora baiana Josyara.
Como atriz, participou de A ópera do malandro, Gabriela e O tempo não dá tempo. Foi diretora assistente em Vamos comprar um poeta, é alternante da atriz Laila Garin no musical A hora da estrela e atua em Contos partidos de amor.
TRILHA SONORA DE NOVELAS
Além de ter participado como atriz em um dos capítulos da novela Mar do sertão, da Rede Globo, Juliana Linhares foi trilha sonora na trama com o sucesso “Bombinha”. Essa música foi regravada no último álbum de Daniela Mercury, lançado para o carnaval de 2022. Já o hit “Balanceiro” ganhou destaque nas telinhas na novela também global Renascer como a música tema de Jacutinga, personagem de Juliana Paes.
Juliana Linhares [com interpretação em Libras]
quinta e sexta 22 e 23 de agosto de 2024
às 20h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, definida pela artista]
Reserve seu ingresso [a partir das 12 horas do dia 14 de agosto]
Confira as informações sobre reserva de ingressos para eventos presenciais
Lembre-se: mesmo que os ingressos se esgotem, você pode comparecer ao IC no dia do evento e tentar a sorte! Chegue uma hora antes do início da atração e entre na fila para aguardar por possíveis ingressos remanescentes.