No dia 23 de novembro, às 20 horas, o Itaú Cultural (IC) recebe o lançamento do livro Hip-hop: 50 anos, 50 crônicas, do escritor e roteirista Toni C. O evento conta com a participação do autor e dos rappers Rashid, Renan Inquérito, Sharylaine e Richard Santos (Big Richard).
Um dos maiores e mais importantes movimentos de contracultura do mundo, o hip-hop completa 50 anos de explosão criativa e resistência artística, cultural e social. Na corrente das comemorações, o livro de Toni C. é uma seleção de textos escritos pelo autor nos últimos 20 anos, publicados em diferentes veículos, e tem prefácio do rapper Emicida, apresentação do rapper Rashid e capa do artista Alexandre de Maio.
Distanciando-se de uma abordagem hermética ou enciclopédica, a obra nos leva aos espaços de vivência do movimento hip-hop: o palco, o camarim, o backstage e a rua. Narrados em primeira pessoa, os textos evidenciam as várias realidades da cena e não se furtam a questionar elementos da própria cultura, mostrando-se uma leitura essencial para quem quer conhecer a história e para aqueles que já a conhecem por experiência própria.
Toni C. é um dos maiores elaboradores do hip-hop brasileiro, escritor, roteirista do documentário AmarElo – É tudo pra ontem – Emicida e diretor do filme É tudo nosso: é tudo nosso! O hip-hop fazendo história.
Lançamento de Hip-hop: 50 anos, 50 crônicas, de Toni C. [com interpretação em Libras]
quinta 23 de novembro de 2023
às 20h
[duração aproximada: 70 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
entrada gratuita
Reserve seu ingresso [a partir de 15 de novembro, às 12h]