No dia 9 de novembro, o Itaú Cultural (IC) recebe o lançamento do livro Azira’i – Um musical de memórias, e uma conversa com a atriz Zahỳ Tentehar e o dramaturgo Duda Rios, autores do livro, com mediação de Nélida Capela. A obra apresenta o texto do espetáculo solo Azira'i – em cartaz no Itaú Cultural entre 7 e 17 de novembro – que fala da relação entre Zahy e sua mãe, Azira'i Tentehar, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão.
Veja mais:
>> Espetáculo Azira’i aborda memória e ancestralidade indígena
Azira’i foi uma sábia e herdeira de saberes ancestrais, com vasto conhecimento sobre o mundo espiritual. Tomada por uma “perturbação” avassaladora, Azira'i despeja sua angústia sobre a filha – que, anos mais tarde, perceberá essa mesma inquietação tentando dominá-la. Mas, através dos lamentos cantados em comunhão com os Mairas, essas duas mulheres revelam uma força de vida que transborda.
O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell 2023 em quatro categorias – atriz, iluminação, dramaturgia e cenário, vencendo na categoria Melhor Atriz e Melhor Iluminação. Também foi indicado ao Prêmio APTR nas categorias - espetáculo, direção, iluminação e jovem talento – atriz.
Lançamento do livro Azira’i – Um musical de memórias [com interpretação em Libras]
com Zahỳ Tentehar e Duda Rios
mediação: Nélida Capela
sábado 9 de novembro de 2024
às 16h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Vermelha – 70 lugares
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Retire seu ingresso [a partir de 30 de outubro, às 12h]
Confira as informações sobre reserva de ingressos para eventos presenciais
Lembre-se: mesmo que os ingressos se esgotem, você pode comparecer ao IC no dia do evento e tentar a sorte! Chegue uma hora antes do início da atração e entre na fila para aguardar por possíveis ingressos remanescentes.
Zahỳ Tentehar é a primeira indígena vencedora do Prêmio Shell de Teatro na categoria de Melhor Atriz. Nascida na Aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava, no Maranhão, é uma artista autodidata e multidisciplinar, que entrelaça diálogos entre múltiplas linguagens artísticas e culturais em veículos diversos, como cinema, teatro, streaming e artes visuais, questionando ao longo de suas criações o comportamento da humanidade e suas intervenções socioculturais na atualidade.
Duda Rios é ator, escritor, diretor e instrumentista. Natural de Recife, é integrante e fundador da Barca dos Corações Partidos, uma das companhias teatrais mais premiadas do Brasil. Estudou com artistas de várias partes do mundo na London International School of Performing Arts, onde se tornou um grande entusiasta de criações colaborativas. Tem buscado pluralizar narrativas nordestinas e desconstruir seus estereótipos em muitos de seus trabalhos. Recebeu nove prêmios como ator e autor em sua carreira.
Nélida Capela é mestra em Teoria Literária pela PUC-Rio e atua há 20 anos no mercado de livros como livreira, curadora de acervos e produtora de eventos com especialidade nos eixos temáticos antirracistas, indígenas e estudos de gênero. É autora do livro É Apenas Agitação: A semana de 22 e a reação dos acadêmicos nas célebres entrevistas de Peregrino Júnior para O Jornal (2021). Atualmente, faz parte da equipe da livraria de rua independente Gato Sem Rabo (SP), especializada em livros escritos por mulheres, pessoas trans e travestis.