Está no ar a mostra Livros de artista na coleção Itaú Cultural. Terceira exposição virtual do IC, ela tem curadoria de Felipe Scovino e traz um recorte da coleção do Itaú Cultural.
Com um conjunto de 23 obras, de 16 artistas, a exposição conta com imagens em alta resolução, recursos como superzoom e flipbook, além de vídeos com manipulação dos livros e stop motion, permitindo ao público a apreciação das obras em seus detalhes e tornando acessível o conjunto de obras expostas para o público do Brasil e do mundo. O site também conta com depoimentos dos artistas Aline Motta, Mario Ramiro, Marilá Dardot, Débora Bolsoni e Rosângela Rennó, entre outros, e possui recursos de acessibilidade, como handtalk – plataforma de interpretação automática para a Língua Brasileira de Sinais – em todo o site e interpretação em Libras nos depoimentos.
Veja também:
>>Experimente obras de arte do acervo do Itaú Cultural
>>Filmes e vídeos de artistas reúne obras audiovisuais produzidas desde os anos 1970 no Brasil
>>Fotografia modernista brasileira, exposição virtual do IC, pode ser vista no Google Arts & Culture
O acervo de obras de arte do Itaú Unibanco foi iniciado há aproximadamente cem anos pelos fundadores do Itaú. Ele soma mais de 15 mil pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, livros raros, moedas e medalhas e é o maior acervo artístico de uma companhia privada na América Latina, recobrindo toda a história da arte brasileira. A Coleção Itaú Cultural, com cerca de 3.600 itens, é parte dele.
Já a coleção de livros de artista do Itaú Cultural teve início com a aquisição, em 1999, das obras Caderno livro e Uma extensão no tempo, do artista Artur Barrio. Esse acervo, agora disponível em formato virtual, foi anteriormente apresentado, com outros recortes, na exposição Narrativas em processo: livros de artista na Coleção Itaú Cultural, itinerância que, desde 2016, percorre o Brasil.