O Itaú Cultural (IC) recebe, de 11 de abril a 19 de maio de 2024, a Mostra de solos, composta de 12 apresentações teatrais que tratam de temas contemporâneos e diversos, entre eles pautas identitárias, feminismo, encarceramento, ancestralidade, “artivismo” e questões políticas. Nos espetáculos, artistas trazem suas próprias vivências para a cena e utilizam histórias de outros para lançar luz sobre questões urgentes da sociedade. Além de textos próprios, acontecem encenações baseadas em textos literários de autores como Plinio Marcos e Hilda Hilst.
Neste primeiro mês, seis peças ocupam espaço na Sala Multiúso, sempre às 19 horas de quinta a sábado e às 18 horas aos domingos. As demais apresentações ocorrem no mês seguinte. Confira abaixo a programação de abril.
A cobradora [com interpretação em Libras]
11 e 12 de abril
A companhia Zózima Trupe abre a mostra com o espetáculo A cobradora, um monólogo de Maria Alencar Rosa, que conta a história de muitas mulheres, desde as figuras arquetípicas do universo feminino (como Eva e Lilith) até as representativas do cotidiano urbano, construídas através de histórias orais de cobradoras de ônibus.
Reserve o seu ingresso aqui [a partir de 3 de abril de 2024, às 12 horas].
Portar(ia) silêncio [com interpretação em Libras]
13 e 14 de abril
O espetáculo com Jhoao Junnior traz depoimentos de migrantes vindos do Nordeste que se radicaram, por meio do trabalho, nas portarias de condomínios e edifícios da cidade de São Paulo. A peça constrói uma cena a partir de relatos reais, provocando uma fricção entre o vivido e aquilo que é inventado.
Reserve o seu ingresso aqui [a partir de 3 de abril de 2024, às 12 horas].
Sobrevivente [com interpretação em Libras]
18 e 19 de abril
A atriz Nena Inoue trilha o caminho de sua historiografia e busca suas origens apagadas. Descendente de japoneses, ela descobre sua possível ascendência indígena e, nesse caminho, revela a história das mulheres que vieram antes, indígenas e não indígenas. Uma peça com relato documental e fabular, atravessado por um documento-denúncia da história de antepassados.
Reserve o seu ingresso aqui [a partir de 10 de abril de 2024, às 12 horas].
A doença do outro [com interpretação em Libras]
20 e 21 de abril
Nesta peça, indicada ao Prêmio Shell 2023 de Melhor Dramaturgia, o ator e dramaturgo Ronaldo Serruya, um dos integrantes do premiado Grupo XIX de Teatro e fundador do Teatro Kunyn, propõe uma palestra-performance para falar da sua experiência como uma pessoa vivendo com HIV. O formato peça-palestra busca ter uma forma interativa, na qual o público não fica apenas recebendo toda a informação. O espetáculo joga com a teatralidade através do videografismo, permeando toda a encenação com projeções em vários locais, inclusive no figurino.
Reserve o seu ingresso aqui [a partir de 10 de abril de 2024, às 12 horas].
Chuva de piaba [com interpretação em Libras]
25 e 26 de abril
Num retorno de ser menina, em uma dramaturgia autoral entre o biográfico e o imaginário, a atriz e cantora Priscila Magella narra, neste monólogo, seu encontro com o amado, que logo se torna inseparável: o rio. Para isso, fabula um rio-gente, além das fábulas de todos que rodeiam a relação. A paixão pela encantaria do Rio São Francisco, o Velho Opará, pelo espaço geográfico, pela tecnologia ancestral, ensinada nas minúcias do dia a dia pelas mulheres da família, transforma-se em cena, corpo, imagem, canto.
Reserve o seu ingresso aqui [a partir de 17 de abril de 2024, às 12 horas].
Cuidado com Neguin [com interpretação em Libras]
27 e 28 de abril
O espetáculo mostra a visão crítica e artística de Neguin, personagem negro, jovem, pobre e favelado que sai do morro para encarar a cidade diariamente e que tem de lidar com as diversas formas de racismo que o atravessam. A identidade de Neguin é múltipla, e ele usa certos mecanismos para conseguir se locomover na cidade, rebater os ataques e, muitas vezes, se encaixar no “quadrado branco” para sua própria sobrevivência.
Reserve o seu ingresso aqui [a partir de 17 de abril de 2024, às 12 horas].