A plataforma de streaming Itaú Cultural Play recebe, a partir do dia 15 de abril, a Mostra Helena Solberg, com cinco obras da premiada cineasta brasileira. Acesse itauculturalplay.com.br ou o aplicativo para mobile, faça seu cadastro gratuito e aproveite!
Uma das maiores cineastas brasileiras, Helena Solberg tem uma filmografia pautada em temas como as questões femininas no Brasil e na América Latina, a igreja progressista brasileira, a condição dos povos indígenas e suas lutas, as realidades políticas da América Latina e o olhar estrangeiro sobre o país. Sua obra é composta de documentário e ficção e sua trajetória é marcada por uma produção extensamente premiada.
Num momento em que cânones são desfeitos, conhecer ou rever seus filmes é uma experiência luminosa, tal a sua atualidade e o poder de investigação do real.
Mostra Helena Solberg
- Terra dos bravos (1985)
[classificação indicativa: 12 anos]
A luta dos povos originários pela preservação de sua cultura e de suas terras atravessa a América. Do sudoeste dos Estados Unidos, ela chega à Bolívia, e segue até os confins do hemisfério. Neste filme, a diretora reúne lideranças indígenas de diversas regiões e oferece um retrato sensível de uma agenda continental.
- Carmen Miranda: banana is my business (1994)
[classificação indicativa: livre]
Nascida em Portugal e naturalizada brasileira, Carmen Miranda foi uma estrela cintilante que brilhou nos palcos brasileiros e nos musicais hollywoodianos. Seu nome se eternizou na calçada da fama em Los Angeles. Por trás do figurino exótico e da performance, há a história pessoal de uma mulher talentosa e desafiadora.
- Vida de menina (2003)
[classificação indicativa: livre]
Diamantina, fim do século XIX. Helena é uma adolescente e vive com a família. Sua mãe é dona de casa e seu pai se aventura no garimpo. Desbocada, Helena vive entre a escola, os dramas familiares e os desejos da idade. É pelo seu olhar sagaz que a rotina e os personagens desse lugar vão se descortinando.
- Palavra (en)cantada (2008)
[classificação indicativa: 12 anos]
Num país de forte tradição oral como o Brasil, a música popular sempre foi uma ponte para a poesia. Entre outras formas, essa amizade se traduziu em parcerias entre escritores e compositores brasileiros de várias épocas. A partir desse diálogo enriquecedor, o filme mergulha num mundo de versos e canções.
- Meu corpo minha vida (2017)
[classificação indicativa: 12 anos]
Em 2014, o corpo de uma jovem foi encontrado num terreno baldio, no Rio de Janeiro. Jandira Magdalena dos Santos Cruz, a vítima, havia morrido durante uma cirurgia de aborto feita numa clínica clandestina, gerida por milicianos. A partir desse fato trágico, a diretora constrói uma sólida reflexão sobre a pauta do aborto no Brasil.