A busca pelo saber nos movimenta. Uma dinâmica permanente, que não segue em apenas uma direção, mas busca o aprendizado onde quer que seja evocado. Este constante desenvolvimento do conhecimento, onde passado e futuro habitam o presente, agregando os saberes daqueles que vieram antes de nós e já se foram, daqueles que nos acompanham lado a lado, e de todos aqueles que ainda não nasceram é a mais intensa manifestação da ancestralidade. É nesta ancestralidade presentificada que reina a poeta, dramaturga, professora e reinadeira Leda Maria Martins, nova homenageada pelo programa Ocupação Itaú Cultural.
Leda tem uma longa e frutífera trajetória acadêmica, com estudos em teatro, performance, literatura e nas múltiplas manifestações das culturas da diáspora africana. Criadora de conceitos como os de oralituras, afrografias, encruzilhadas, corpo-tela e do tempo-espiralar, sua produção artística e intelectual nos convida a pensar criticamente sobre o mundo em que vivemos, não apenas como espectadores da realidade, mas como agentes de mudança.
Em cartaz de 17 de julho a 26 de outubro, na sede da organização, a Ocupação Leda Maria Martins reúne fotografias, documentos, entrevistas e objetos que nos transportam para a história de uma das maiores intelectuais brasileiras, aproximando o público de sua vivência, sua arte e sua produção acadêmica.
No dia da abertura também vai ao ar o site do programa Ocupação dedicado a homenageada, nele você encontra parte do conteúdo da exposição, além de vídeos e materiais exclusivos.
Ocupação Leda Maria Martins
abertura
7 de dezembro de 2024
às 11h
visitação
até domingo 30 março de 2025
entrada gratuita