Com uma pesquisa pautada pela intersecção entre poesia, arquitetura e jogos virtuais, Arthur Moura Campos continua explorando os limites da gamificação da produção poética em Palavralada. O projeto, feito em parceria com a DIVE Realities e contemplado pelo chamamento realizado pelo Itaú Cultural (IC) em 2022, explora um universo em que tudo é construído por palavras, e cujo movimento constante das letras foi congelado por uma “nuvem-nave”. O jogador deve, então, restabelecer a pulsão desse mundo, resgatando sua energia residual.
O ambiente pode ser acessado por computador, celular e óculos de realidade virtual, e possui interpretação em Libras durante todo o percurso do trabalho. A jogabilidade é pautada pela articulação entre as palavras, a poesia e a arquitetura dos ambientes, na qual a perspectiva da visão do jogador é fundamental para a resolução das missões.
Para marcar o lançamento do projeto, o autor fará uma live em seu perfil do Instagram no dia 26 de novembro, às 18 horas. No evento será feita uma visita guiada pela obra, abordando-se os processos de construção e formas de interação com os ambientes.
Arthur Moura Campos é poeta e arquiteto. Fez intercâmbio estudando mandarim e paisagismo na cidade de Nanquim, na China. Suas principais atividades envolvem a literatura e seus campos expandidos. Experimenta a poesia em diversas plataformas: livro, vídeo, gif, som, animação, art game, objeto, cartaz, zine e mais. É autor de Eucomeu (2023), Três pontos (2022), Saída (2021), 5into (2019) e Meia Ponte (2017).
Lançamento Palavralada
domingo 26 de novembro de 2023
às 18h
no Instagram de @arthur.moura.campos
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Acesse o Palavralada na plataforma DIVE Realities