Os poemas de Salgado Maranhão figuram na próxima Roda de leitura, que ocorre em 18 de agosto. O poeta – natural de Caxias, no Maranhão – também é compositor e letrista, tendo músicas gravadas por grandes nomes, como Ney Matogrosso, Elba Ramalho e Paulinho da Viola. O encontro trará três poemas de Salgado para leitura e reflexão: “Ladainha”, “Das coisas” e “Lambidas”.
De acordo com as consultoras Renata Pimentel e Ana Estaregui, os poemas apresentam imagens sinestésicas que envolvem o corpo, a paisagem e a natureza e que, muitas vezes, nascem da tensão entre fenômenos de permanência e efemeridade. Luz e raízes, chão e sopro, coisas que cintilam, fervem e não desaparecem no tempo. A escrita é marcada pelo ritmo, não necessariamente apresentando rimas.
As primeiras experiências do poeta com literatura ocorreram na infância, pelo contato com o cordel e as rodas de viola. Aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar comunicação. Com o livro Mural dos ventos (1998) foi vencedor do Prêmio Jabuti. Já em 2011 recebeu o Prêmio Machado de Assis, na categoria Poesia. Possui livros traduzidos para o inglês, o holandês, o francês, o alemão e o espanhol.
Reserve seu ingresso para o encontro neste link ou no botão abaixo.
Atenção: os textos para leitura serão disponibilizados no dia 11 de agosto na sua área de Ingressos, no canto superior direito do seu login na Sympla. Localize o evento, clique em acessar evento e veja os conteúdos disponíveis no menu do lado esquerdo da tela.
Roda de leitura é um projeto que visa incentivar o exercício da leitura compartilhada. Em encontros quinzenais e independentes entre si, textos curtos – alternados entre prosa e poesia – são objeto de reflexão e troca. Os encontros são mediados pela professora Renata Pimentel e pela poeta Ana Estaregui.
Roda de leitura – um dedo de poesia: Salgado Maranhão [com interpretação em Libras]
quarta 18 de agosto de 2021
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom
[livre para todos os públicos]
Atividade gratuita
Reserve seu ingresso [a partir de 4 de agosto, às 12h, até esgotar]