No dia 24 de maio, o “Roda de leitura” – projeto do Itaú Cultural (IC) que estimula a leitura compartilhada – apresenta a poesia de Thiago de Mello, poeta, escritor, tradutor, compositor e ensaísta amazonense. No encontro, serão lidos os poemas “Os estatutos do homem”, “Quando a verdade for flama” e "Para os que virão".
Nascido em Barreirinha, Amazonas, em 1926, Thiago de Mello é um dos mais influentes poetas brasileiros. Sua obra, marcada pelo lirismo e pelo esmero no uso da língua, explora temas como as relações familiares e amorosas e a luta política pela liberdade e por uma sociedade mais justa. Exilado durante a ditadura civil-militar brasileira, ele viveu no Chile – onde se aproximou de Pablo Neruda, com quem construiu uma parceria de tradução das obras um do outro –, na Argentina, em Portugal, na França e na Alemanha.
“Roda de leitura” ocorre quinzenalmente. Os encontros, independentes entre si, trazem textos curtos – alternando prosa e poesia – que são propostos aos participantes para reflexão e troca de experiências. A mediação é da professora e escritora Renata Pimentel, autora de Uma lavoura de insuspeitos frutos (2002), Copi: transgressão e escrita transformista (2011), Da arte de untar besouros (2012) e Denso e leve como o voo das árvores (2015).
Roda de leitura – um dedo de poesia: Thiago de Mello [com interpretação em Libras]
quarta 24 de maio de 2023
às 19h30
[duração aproximada: 60 minutos]
on-line – plataforma Zoom
[livre para todos os públicos]
Reserve seu ingresso [a partir de 17 de maio, às 12 horas, até esgotar]