Com patrocínio do Itaú e apoio do Itaú Cultural (IC), a 27ª edição do É tudo verdade – festival internacional de documentários acontece de 31 de março a 10 de abril em formato híbrido – com sessões presenciais em São Paulo e no Rio de Janeiro e on-line –, exibindo um total de 77 obras de 34 países diferentes, além da tradicional Conferência internacional do documentário, que neste ano chega à 19ª edição.
O tema de 2022 é o patrimônio do cinema documental. Os quatro debates vão girar em torno dos 80 anos da filmagem no Brasil do inacabado It’s all true, de Orson Welles; dos 40 anos das gravações de Chico Antônio, o herói com caráter, de Eduardo Escorel; e da reconstrução de um documentário do mestre soviético Dziga Vertov, História da guerra civil (1921).
A conferência será transmitida nesta página nos dias 6 e 7 de abril. As mesas foram pré-gravadas e serão exibidas em dois períodos, às 11h e às 15h. Veja os detalhes na aba Programação.
Veja abaixo as mesas já realizadas:
40 anos de Chico Antônio, com Eduardo Escorel e Carlos Augusto Calil:
A guerra civil por Viertóv, entrevista de Nikolai Izvolov a Luiz Felipe Labaki:
80 anos de "It's all true", entrevista de Myron Meisel a Amir Labaki:
Mostra de filmes na Itaú Cultural Play
Entre as plataformas de streaming que irão abrigar a programação, a Itaú Cultural Play exibirá a competição brasileira de curtas-metragens de 1o a 10 de abril. Acesse itauculturalplay.com.br.
19ª conferência internacional do documentário
quarta 6 e quinta 7 de abril de 2022
às 11h e às 15h
on-line – site e YouTube do IC
[livre para todos os públicos]