A cantora Virgínia Rodrigues celebra os 25 anos de carreira no palco do Itaú Cultural (IC) nos dias 26 e 27 de agosto. Na ocasião, a artista gravará ao vivo o álbum Poesia e nobreza, apresentando ao público um repertório com canções de compositores negros de duas gerações distintas do Brasil: Paulinho da Viola, que completou 80 anos em 2022, e Tiganá Santana, que também festejou seus 40 anos no mesmo ano.
Com sua vivência artística já entrelaçada com esses dois criadores, Virgínia mergulhará em novas interpretações de temas já conhecidos e outros inéditos. O sétimo álbum da carreira da baiana terá canções em línguas africanas, obras instrumentais ressaltando a voz da intérprete e sambas com arranjos próprios que realçam sua singularidade.
Este novo projeto de Virgínia representa uma homenagem à riqueza cultural e ao legado dos compositores negros do país, destacando sua influência e contribuição para a música brasileira. O álbum Poesia e nobreza enaltece a diversidade e o talento artístico que permeia o Brasil.
Considerada pelo The New York Times como “uma das mais impressionantes cantoras que surgiu do Brasil nos últimos anos”, Virgínia Rodrigues é conhecida por sua voz única e poderosa, que se destaca pela profundidade emocional e pela habilidade de interpretar diversas vertentes musicais. Vale lembrar que em seu disco de estreia, Sol negro (1997), ela contou com a participação de Gilberto Gil, Milton Nascimento e Djavan, além da direção artística de Caetano Veloso.

Virgínia Rodrigues [com interpretação em Libras]
sábado 26 de agosto de 2023 I 20h
domingo 27 de agosto I 19h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, definida pelo artista)
Reserve seu ingresso [a partir de 16 de agosto, às 12 horas]