Confira uma galeria com as selecionadas da quinta edição da Banca de Quadrinistas, com falas de cada uma sobre o seu processo criativo e o mundo dos quadrinhos
Publicado em 09/10/2020
Atualizado às 13:19 de 09/10/2020
Por Ana Luiza Aguiar
O papel dos quadrinhos no ambiente da cultura pop não é novidade para ninguém. Parte da paisagem emocional e do imaginário de gerações, a chamada arte sequencial está presente como ferramenta não somente de diversão, mas também de conscientização, educação e disputa por meio da arte. Os quadrinhos expõem suas próprias histórias, e também as experiências dos artistas, suas épocas e suas lutas. As páginas são janelas para as ideias, os dramas e as emoções da outra pessoa.
Veja também:
>> Banca de Quadrinistas 2020 | Quadrinhos: o digital e os tempos de pandemia
É pensando nisso que o Itaú Cultural realiza, até 26 de outubro, a mostra Banca de Quadrinistas | Olhares Femininos, que propõe amplificar a voz das artistas femininas e seus trabalhos – 20 artistas serão apresentadas em dois lotes com tempo de exibição distintos (confira no serviço abaixo).
A curadoria selecionou artistas da nona arte que trazem visões sobre as vivências das mulheres e jogam uma luz clara – às vezes divertida, às vezes dramática – sobre os dramas e desafios diários que enfrentam. A maioria é de São Paulo, mas a mostra abrange quadrinistas de todas as regiões do país, com histórias de vida das mais diversas. Observadoras, questionadoras, inspiradas e contestadoras, as obras oferecem uma variada visão da experiência feminina no século XXI no Brasil e os desafios – sejam eles autobiográficos, metafóricos ou ficcionais – que o feminino enfrenta em sua variedade/encarnações.
Confira as artistas selecionadas na galeria abaixo.
Banca de Quadrinistas | Olhares Femininos
até segunda 26 de outubro de 2020 às 12h
primeiro lote
até segunda 19 de outubro às 12h
segundo lote
até segunda 26 de outubro às 12h
on-line – site do Itaú Cultural