Aulas apresentam conceitos fundamentais para compreender o racismo no Brasil e situam historicamente as reinvindicações do movimento negro
Publicado em 07/12/2023
Atualizado às 11:49 de 07/12/2023
Alcançar a equidade racial no Brasil implica compreender como o racismo estrutura nossa sociedade. Para prover meios de análise e ação nesse sentido, a Escola IC disponibiliza a Trilha formativa de equidade racial, uma formação que apresenta alguns dos principais conceitos desenvolvidos em contextos de pesquisa e reação contra a discriminação no Brasil.
O curso autoformativo é dividido em cinco tópicos: Desigualdades e políticas públicas; O conceito de raça e seus desdobramentos históricos; Racismo e antirracismo: violência, movimentos sociais e juventude negra no Brasil; Interseccionalidade e feminismo negro; e Raça, política e eleições
no Brasil.
As aulas aprofundam as noções de raça, racismo, discriminação, violência racial, justiça racial e equidade racial. Além disso, será fornecido um panorama dos movimentos negros no Brasil, que se efetivaram de forma plural.
A Trilha formativa de equidade racial é uma produção do Itaú Cultural em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em especial com o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro Cebrap).