Programa disponível na Escola Itaú Cultural apresenta um diálogo entre o cinema e as identidades brasileiras
Publicado em 28/02/2023
Atualizado às 08:37 de 10/05/2023
Está disponível na Escola Itaú Cultural um novo curso autoformativo, Constelação das artes: cinema brasileiro – fabulações sobre um território em disputa, que apresenta uma perspectiva histórica sobre o cinema brasileiro, a fim de promover reflexões a partir dos seus diálogos, contradições e tensionamentos, explicitando as múltiplas possibilidades de compreensão sobre as identidades brasileiras. Para iniciar o seu aprendizado, basta se cadastrar gratuitamente na plataforma de ensino do Itaú Cultural (IC).
Clique aqui para acessar a página do curso!
Entre os objetivos do curso, os alunos terão uma base para: discutir o território nacional a partir de três localidades específicas (Amazônia, Brasília e São Paulo); examinar o papel que o cinema exerceu como ferramenta de legitimação das ações empreendidas pelo Estado e pela elite local; ponderar sobre os obstáculos raciais históricos refletidos em impossibilidades de pertencimento expresso nas personagens dos filmes abordados; entre outros assuntos.
Com duração de 20 horas, o programa é dividido em três eixos – cada um com quatro aulas, ministradas pelos docentes Carol Almeida, Juliano Gomes e Mariana Lucas – e voltado para professores de artes, entusiastas e estudiosos do cinema e das artes, produtores culturais e interessados em geral. Vale lembrar que o curso oferece certificado de conclusão.
Constelação das artes
O presente curso faz parte do Constelação das artes, programa de formação desenvolvido pela Enciclopédia Itaú Cultural, que nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdo em parceria com as áreas de expressão da organização. Os cursos que compõem o projeto desenvolvem um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira, em diálogo com a história da arte e da cultura.
Veja as opções de cursos autoformativos disponíveis nesta página.