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FAQ – Mestrado profissional em artes da cena: Turma Especial / Laboratório em Artes e Mediação Cultural

Escola Superior de Artes Célia Helena e Itaú Cultural divulgam edital da formação; veja o FAQ com as dúvidas frequentes

Publicado em 21/01/2022

Atualizado às 10:38 de 12/12/2023

Perguntas frequentes

Do que trata exatamente este processo seletivo?

Estamos formando uma turma para a primeira edição de um curso de mestrado profissional oferecido em parceria entre a Escola Itaú Cultural e a Escola Superior de Artes Célia Helena.

O que é um curso de mestrado?

O mestrado é uma das titulações de pós-graduação stricto sensu vigentes no Brasil. O mestrado está acima das pós-graduações lato sensu (especialização e aperfeiçoamento) e abaixo da titulação de doutorado.

Trata-se de um mestrado em mediação cultural?

Estamos formando uma turma especial para um curso de mestrado em artes da cena, e o que faz desta uma turma especial é que vamos focar, nesta edição, em práticas e conceitos relativos à mediação cultural.

O que se entende, aqui, por mediação cultural?

Em sentido amplo, para nós, mediação cultural é todo o complexo conjunto de práticas, saberes e sentidos em contínua construção no trabalho de agentes que estabelecem relações dialógicas de ensino e aprendizagem envolvendo os mais diversos públicos e o extenso leque de bens culturais, sobretudo os de natureza artística.

Quem pode participar deste curso?

Pessoas com experiência na área de mediação cultural (ou áreas afins) que já tenham diploma de graduação válido no Brasil, não importando se esse diploma está diretamente relacionado à mediação cultural ou às artes da cena.

Quantas vagas são oferecidas?

Serão oferecidas até 30 vagas, das quais pelo menos dez serão reservadas para ações afirmativas. Até três vagas serão reservadas para profissionais em atuação na Fundação Itaú para Educação e Cultura (Fiec), mediante processo seletivo interno.

O que é um mestrado profissional?

No Brasil, os cursos de mestrado ou de doutorado podem ser de natureza profissional ou acadêmica. Nos cursos de natureza profissional, formam-se pessoas com foco em atuação direta no mundo do trabalho. Aqui se pesquisa aquilo que se pratica como atividade profissional, e o resultado do que pesquisamos deve, sobretudo, ajudar colegas de profissão.

O mestrado profissional vale menos que o mestrado acadêmico?

Não, o título é um só; a natureza do curso é que pode ser diferente. O título de mestrado obtido em um curso de natureza profissional vale para os mesmos fins que o título obtido em um curso de natureza acadêmica. Vale até mesmo para quem quiser, depois, prestar seleção para um doutorado de natureza acadêmica. O diploma expedido confere o título de mestra ou mestre, sem distinção entre profissional e acadêmico.

O curso é gratuito?

Sim. Discentes aprovados neste processo seletivo do Mestrado profissional em artes da cena, da Escola Superior de Artes Célia Helena, para a Turma Especial / Laboratório em Artes e Mediação Cultural, oferecida em parceria com a Escola Itaú Cultural, não terão nenhum custo com mensalidade.

O curso é prático?

As disciplinas obrigatórias são teórico-conceituais e exigem disponibilidade para leitura e escrita. Entretanto, atuações profissionais ou formações complementares de natureza prática podem se incorporar à sua carga horária no curso, a depender de seu projeto de pesquisa. Para nós, na verdade, é muito importante que isso aconteça. Vale ressaltar que mestrado profissional não é o mesmo que mestrado prático. Não existem, no Brasil, mestrados ou doutorados de natureza prática.

Quanto tempo dura o curso?

O curso tem duração total prevista de 24 meses, iniciando-se em maio de 2022.

Qual é a frequência das aulas?

Pelo tempo de cumprimento das disciplinas obrigatórias, o curso terá encontros semanais, às quartas-feiras, das 19 às 23 horas. Eventualmente haverá outras demandas de encontros obrigatórios, possivelmente em outros dias e horários, mas isso será decidido posteriormente e comunicado à turma com a devida antecedência.

Não moro em São Paulo. Posso fazer o curso?

Sim. Em razão da pandemia de covid-19, todas as aulas obrigatórias serão realizadas com transmissão on-line, com possíveis encontros pontuais presenciais não obrigatórios.

O processo de seleção envolve uma prova escrita, em formato tradicional?

Não. Nesta edição do curso, a turma será selecionada tendo em vista, sobretudo, o perfil de ingressantes.

Preciso apresentar um projeto de pesquisa para participar do processo seletivo?

Não. O desenvolvimento de seu projeto de pesquisa será uma das atividades realizadas, sob orientação, logo no início do curso.

Como faço para me inscrever no processo seletivo?

Basta seguir as orientações dispostas em nosso edital neste link. Estamos torcendo muito pela sua inscrição!

Há alguma orientação específica em relação aos materiais pedidos para a inscrição?

Será pedido um link com vídeo de no máximo um minuto falando sobre suas práticas, pesquisas ou experiências no campo da mediação cultural e das artes (o vídeo deve ser cadastrado nas plataformas YouTube ou Vimeo). É imprescindível que ele esteja liberado para que possamos acessá-lo até a data de divulgação dos selecionados. Outros anexos devem ser enviados em formato JPG ou PDF.

Como saber se minha inscrição foi efetuada?

Você receberá uma confirmação no e-mail cadastrado (lembre-se de verificar, inclusive, a caixa de spam). Caso não a receba, entre em contato com atendimento@itaucultural.org.br.

Como saber se fui selecionado?

Será publicada, no site do Itaú Cultural (IC), uma lista com as pessoas selecionadas para a entrevista.

Estrangeiros podem participar?

Sim, desde que tenham o domínio da língua portuguesa e que apresentem diploma de graduação junto com atestado de validação no Brasil, caso se trate de título obtido em universidade estrangeira.

Como será feita a seleção?

A seleção será realizada em ambiente digital do IC, sendo composta de cinco fases, que estão especificadas no edital. Em resumo, as fases são: 1 – análise documental; 2 –análise de respostas do questionário; 3 – análise de currículo e vídeo de apresentação; 4 – entrevista; e 5 – expressão escrita. Todas as fases são eliminatórias, exceto a fase 5, que se configura como fase de prospecção do potencial de expressão escrita das pessoas aprovadas no processo seletivo.

Quando será divulgado o resultado final?

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 9 de maio de 2022 no site do IC.

Como e onde será formalizada a matrícula com os aprovados?

A matrícula para discentes que tenham obtido aprovação será gerenciada por um sistema on-line, através de e-mail enviado no ato de aprovação, pela equipe de secretariado da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Quando saberei as datas das aulas?

Todos os selecionados receberão um calendário detalhado das aulas, com horários e outras informações relevantes.

Haverá controle de frequência e emissão de diploma?

Sim. Haverá controle de frequência, e os discentes que concluírem o curso com aprovação e ausência de pendências receberão diploma de mestre em artes da cena.

Posso participar do processo seletivo mesmo que o meu diploma esteja em processo de expedição?

Sim. Caso o diploma ainda esteja em processo de expedição pela instituição de Ensino Superior responsável, poderá ser anexada, excepcionalmente, a declaração de conclusão de curso de graduação, o certificado de colação de grau de curso de graduação ou equivalente. No entanto, é imprescindível que o diploma seja apresentado até o final do curso. É importante lembrar que o histórico escolar também é solicitado no processo seletivo.

Há alguma bibliografia exigida para o processo seletivo?

Não há bibliografia específica para o processo seletivo, devido à pluralidade de perfis de formação e de objetos de pesquisa que o programa pretende acolher. O questionário apresenta perguntas que devem ser respondidas de modo a revelar, objetiva e consistentemente, a trajetória profissional do pesquisador e a sua atuação no campo da mediação cultural. Faz-se necessário ressaltar, porém, que quem se candidatar ao programa deve ter familiaridade com a bibliografia pertinente ao seu próprio campo de pesquisa e área de interesse.

Há vagas destinadas a ações afirmativas? Quantas?

Para o Mestrado profissional em artes da cena, serão oferecidas até 30 vagas, das quais pelo menos dez serão reservadas para ações afirmativas. Estas incluem as seguintes categorias: autodeclarados negros; autodeclarados indígenas residentes no Brasil; pessoas com deficiência; refugiados, apátridas ou portadores de visto humanitário; e travestis, transexuais ou transgêneros.

Quais são as disciplinas e as atividades obrigatórias previstas na matriz pedagógica do curso?

Artes da cena: deslocamentos e fronteiras (45 horas), Poéticas da cena: conceitos e trajetórias (45 horas), Metodologias da pesquisa em artes (45 horas) e Atividades programadas (210 horas). Os conteúdos programáticos, as diretrizes de trabalho e a lista de docentes em sala de aula são revisados a cada edição do curso, observando-se o perfil de cada turma. Nesta edição, o ponto focal será a mediação cultural e suas derivações.

Como será realizado o desenvolvimento do projeto de pesquisa e sua inserção nas linhas de atuação do programa?

Os projetos de pesquisa serão desenvolvidos após o ingresso da turma no programa, como parte das ações pedagógicas do curso. A inserção dos projetos nas linhas de atuação do programa também será orientada no decorrer do curso. A inscrição e o fluxo do processo de seleção não demandam a apresentação de um projeto nem sua vinculação com uma de nossas linhas de atuação. Nesta turma especial, o ponto focal serão a mediação cultural e suas derivações, ações artísticas e culturais que podem ser contempladas dentro das linhas de atuação do programa. Para saber mais, consulte as páginas 3 e 4 do edital.

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