Filme de Glauber Rocha, curta-metragem sobre questões raciais e animação sobre cultura afro-brasileira são as indicações da semana
Publicado em 25/06/2021
Atualizado às 17:52 de 24/01/2023
O catálogo da Itaú Cultural Play está imperdível! Com mais de cem títulos disponibilizados em sua estreia, a plataforma de streaming é marcada pela diversidade, pela variedade de autoria e pela representatividade regional.
>> Saiba mais sobre a plataforma de streaming dedicada ao cinema brasileiro
Se você quer gastar mais tempo assistindo a um filme do que procurando um, veja nossas indicações de por onde começar:
A idade da Terra
Glauber Rocha | 1980 | Rio de Janeiro
Em seu último filme, Glauber põe abaixo as formas tradicionais de contar uma história e dá a suas mais caras obsessões temáticas um tratamento desconcertante e radical. A obra dividiu a crítica e arrancou elogios do cineasta italiano Michelangelo Antonioni, que a descreveu como “uma lição de cinema moderno”.
O dia de Jerusa
Viviane Ferreira | 2013 | São Paulo
Entre os vários méritos do curta-metragem, a atuação dos atores é algo a destacar. Léa Garcia surge luminosa no papel de uma senhora inundada de lembranças que perturbam o cotidiano. Esse é o ponto de partida para uma discussão que envolve temas como escravidão, memória e representatividade negra.
Iemanjá Yemoja – a criação das ondas
Célia Harumi Seki | 2016 | São Paulo
Feita a partir de um cuidadoso trabalho gráfico, com desenhos e recortes, a animação homenageia a cultura afro-brasileira. A voz poderosa de uma narradora nos conduz pela história dos orixás. Mitos negros, natureza e ecologia são os assuntos deste filme criativo e didático.
Acesse itauculturalplay.com.br ou o aplicativo para mobile, faça seu cadastro gratuito e aproveite!