Selecionamos algumas programações acessíveis que acontecerão nas próximas semanas no site e no canal do IC no YouTube
Publicado em 26/09/2021
Atualizado às 18:56 de 26/11/2021
Comemorado no Brasil em 26 de setembro, o Dia Mundial do Surdo propõe um debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi escolhida em homenagem à fundação da primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), criado em 1857, no Rio de Janeiro. Comemorar é relembrar a luta da sociedade surda ao longo dos anos e colocar em pauta a reflexão por uma sociedade mais acessível e inclusiva.
Grande parte da programação do Itaú Cultural (IC) conta com legendas e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) – confira no site do IC a seção “Libras”. Para comemorar o Dia Mundial do Surdo, selecionamos algumas atividades acessíveis que acontecerão nas próximas semanas no site e no canal da organização no YouTube.
1
>> Café com Libras: terceiro encontro conta com Rafael Odrus e Mel Duarte
Café com Libras é uma programação que busca trazer perspectivas diferentes e novos olhares para a arte e a cultura brasileiras, por meio do diálogo e do compartilhamento de vivências e experiências. Os encontros, sempre com a participação de um surdo e de um ouvinte, apresentam temáticas diferentes.
Neste terceiro encontro, a arte negra periférica é o assunto abordado por Rafael Odrus, Mel Duarte e educadores do IC.
2
>> Espetáculo Animo festas viaja para o submundo do palhaço Klaus
Animo festas é o freak show do palhaço Klaus, que nos narra seu submundo decadente como um animador de festas infantis. O espetáculo acontece no dia 9 de outubro e conta com interpretação em Libras.
3
>> Quartas com Paulo Freire discutem o educador sob olhares múltiplos
Parte da programação da Ocupação Paulo Freire, este ciclo propõe conversas em torno da obra desse educador, filósofo e escritor em outubro e novembro, sempre às 19 horas. Toda a programação tem interpretação em Libras.
4
>> A Cia. Dançurbana apresenta o processo de pesquisa de seu novo espetáculo
A equipe de artistas e pesquisadores da Cia. Dançurbana partilha o processo de pesquisa de sua nova criação, De passagem – outras paisagens, por meio de conversas e experimentações de procedimentos artísticos.
5
>> Peça improvisa pequenas e íntimas histórias sobre isolamento social
A Companhia do Quintal apresenta, em outubro, duas sessões do espetáculo Histórias mínimas SP, no Palco virtual. Seis atores, em suas respectivas casas, improvisam pequenas e íntimas histórias nas quais o isolamento social já é parte do cotidiano desses personagens há muitos anos.