O curso autoformativo trata das representações indígena, afro-brasileira e negro-brasileira na arte e na literatura brasileira, entre outros temas
Publicado em 19/09/2023
Atualizado às 19:03 de 18/09/2023
Já está disponível na Escola Itaú Cultural o curso Constelação das artes – experiências literárias brasileiras. Autoformativo e com carga de 20 horas, a formação apresenta novas perspectivas sobre a produção literária no Brasil, partindo de uma visão plural, fundamentada nas diversas identidades brasileiras.
O curso trata da relação dessa pluralidade com a prática literária e analisa a representação dos povos indígenas e da população negra na nossa literatura, além de fornecer noções básicas dos estudos literários e discutir criticamente o conceito de mestiçagem.
As aulas são lecionadas por um grupo de pesquisadores e escritores – Daniel Munduruku, Eduardo Duarte, Fernanda Felisberto, Isabel Lustosa, João Cezar de Castro Rocha e Trudruá Dorrico. Conheça o trabalho de cada um no site da Escola.
Veja também:
>> Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea: Julie Dorrico
>> Plataforma Ancestralidades: sobre os saberes da população negra
>> Poranduba, coluna de Daniel Munduruku no site do IC, escrita durante 2019
Constelação das artes é um programa de formação desenvolvido pela Enciclopédia Itaú Cultural, que apresenta um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira, em diálogo com as histórias da arte e da cultura. Conheça outros cursos do programa na Escola Itaú Cultural.