Inscrições ficam abertas de 20 a 22 de abril e são voltadas para profissionais das artes visuais que tiveram sua rotina modificada neste momento de necessidade de suspensão social
Publicado em 18/04/2020
Atualizado às 12:54 de 21/10/2021
Com o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz em tempos de pandemia mundial de coronavírus, o Itaú Cultural (IC) lança mais um edital do Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência. O terceiro edital, com inscrições abertas a partir das 9 horas do dia 20 (até as 23h59 de 22 de abril), é voltado para profissionais das artes visuais que tiveram sua rotina modificada neste momento de pandemia e necessidade de suspensão social.
Inscreva-se nos formulários a seguir, a partir das 9 horas do dia 20 de abril de 2020.
Os inscritos podem se candidatar a dois tipos de categoria:
- Categoria Produção Artes Visuais, na qual cada artista poderá inscrever um trabalho que reflita sobre as seguintes questões: na limitação do confinamento, como os artistas continuam suas produções? O que estão criando neste momento histórico? Como o isolamento social afeta o processo e/ou o resultado da produção da obra?
É possível participar com uma reprodução (em imagem) digital de trabalhos bidimensionais (como pintura, gravura e desenho) e tridimensionais (como escultura e instalação) e projetos realizados na linguagem audiovisual. O trabalho enviado deve ser acompanhado por uma pequena biografia (de até 300 caracteres) e por um texto do próprio autor sobre o projeto (de até 800 caracteres).
Atenção: no caso de material audiovisual, é obrigatório o envio do link contendo a obra inscrita finalizada para visualização em plataforma de hospedagem aberta. Leia o edital para saber os critérios e as especificações para o envio de imagens e vídeos.
Caso esteja tendo problemas para enviar sua inscrição no formulário acima, clique aqui para acessar o link direto.
- Categoria Série Fotográfica, na qual cada artista poderá inscrever uma série de fotos (contendo obrigatoriamente nove imagens) com o tema “Isolamento social”. É necessário que o trabalho seja acompanhado por uma pequena biografia (de até 300 caracteres) e por um texto do próprio autor sobre o projeto (de até 800 caracteres).
Atenção: as fotografias devem ter sido feitas durante e sob a perspectiva deste momento de isolamento físico e social. Leia o edital para saber os critérios e as especificações para o envio das imagens.
Caso esteja tendo problemas para enviar sua inscrição no formulário acima, clique aqui para acessar o link direto.
A participação no Rumos não invalidará a adesão a qualquer outro programa de fomento que o Itaú Cultural promova neste período.
O IC não se responsabiliza por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas do dia 22 de abril de 2020 em razão de congestionamento do sistema, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou o upload de arquivos.
Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail edital.artesvisuais@apps.itaucultural.org.br.
Seleção
Serão selecionados pelas equipes de Artes Visuais, Acervo e Comunicação do Itaú Cultural até 120 trabalhos, sendo até 40 na categoria Série Fotográfica e até 80 na categoria Produção Artes Visuais. Será aceita uma inscrição por Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Cada selecionado nas duas categorias receberá 3 mil reais brutos como remuneração. Para ler todos os detalhes sobre premiação e seleção, acesse o edital.
Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 18 de maio. Ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural optar por exibir os trabalhos selecionados, no prazo de até seis meses (podendo este ser alterado diante do quadro social referente à pandemia da covid-19 ou de necessidades do IC), em sua grade de programação virtual ou em canais e mídias dos próprios artistas.