Acessibilidade

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Conheça o jogabulário da exposição Game+

Criamos um glossário com os principais termos do mundo dos jogos digitais para você não ficar perdido

Publicado em 03/02/2026

Atualizado às 11:22 de 03/02/2026

Ficou perdido com os termos e conceitos da exposição Game+ Arte, Cultura e Comunidade? Não se preocupe! Preparamos um vocabulário com alguns dos termos mais comuns do mundo dos jogos para você não ficar “boiando”.

E aí, quantos você já conhece?

A

AAA/Triple A
Denominação de jogos com alto orçamento, realizado por grandes empresas, com grandes equipes de desenvolvimento e alta expectativa de qualidade.

Augmented Reality/Realidade Aumentada (AR/RA)
Tecnologia de interatividade que sobrepõe elementos virtuais ao mundo real, utilizando dispositivos como smartphones, câmeras e óculos.

Avatar
Representação virtual customizável de um usuário em um jogo, rede social ou ambiente 3D.

B

Ban
Abreviação de “banimento”: bloqueio temporário ou permanente de um usuário em um jogo, plataforma ou serviço, geralmente devido a violação de regras, uso de trapaças ou comportamento abusivo.

Bait
“Isca”, em português. Tática de atrair um oponente para uma armadilha ou posição de jogo desfavorável.

Battle Royale
Gênero de jogos onde muitos jogadores se enfrentam em uma arena, vencendo o último sobrevivente. O termo é derivado do romance de mesmo nome do autor Koushun Takami, e inspirou obras como a saga Jogos Vorazes. Entre os jogos de destaque estão Fortnite, PUBG: Battlegrounds, Apex Legends, Garena: Free Fire e Fall Guys

Beat ‘em up
Gênero de jogos focado em combates corpo a corpo contra ondas de inimigos, geralmente com rolagem lateral, modo colaborativo e organizado em fases. Entre os destaque do gênero estão as séries Streets of Rage e Final Fight.

Boss
“Chefe”, em português. Comumente chamado de chefão. Um forte inimigo ao final de uma fase ou missão de um jogo.

Bot
Termo derivado de “robot” (robô, em português). Programa baseado em Inteligência Artificial que simula um jogador humano, executando tarefas automaticamente dentro de um jogo.

BRB
Sigla de “Be right back”, ou volto logo, em português.

Buff/Buffar
Melhorar habilidades ou estatísticas (como ataque, defesa, agilidade) de um personagem em um jogo.

Bug
Erro de programação que acarreta um comportamento inesperado.

Build
Conjunto de atributos, habilidades, itens e equipamentos que um jogador escolhe para um personagem, visando maximizar a eficácia dentro de um estilo de jogo.

Bullet Hell
Subgênero de jogos de tiro no qual a tela fica cheia de padrões de projéteis de inimigos, exigindo que o jogador desvie por espaços apertados. Entre os destaques do gênero, estão Enter the Gungeon, Cuphead e Mushihimesama

C

Cheat
“Traição”, “trapaça” ou “fraude”, em português. Recurso, ferramenta ou programa utilizado para trapacear em um jogo.

Combo
Combinação sucessiva de ataques, geralmente causando uma vantagem de dano.

Console
Aparelho eletrônico que reproduz jogos eletrônicos, comumente chamado de videogame.

Cooldown
“Esfriamento” ou “arrefecimento”, em português. Tempo de recarga de uma habilidade

Co-op
Também conhecido como jogo cooperativo. Modalidade de jogo que exige que jogadores trabalhem em conjunto.

Cutscene
Sequência cinemática de um jogo. Na maioria dos jogos, as sequências cinemáticas não são jogáveis, servindo apenas como recurso para progressão da narrativa.

D

DLC
Sigla de Downloadable Content, ou conteúdo para download, em português. Conteúdo extra, geralmente pago, que pode ser instalado para expandir a experiência de um jogo.

DPS
Sigla de Damage per second, ou dano por segundo, em português. Classe de personagens que prioriza velocidade e dano.

Drop
Item que cai de um inimigo derrotado.

Dungeon Crawler
Gênero de jogos focado na exploração de masmorras e labirintos, combate contra monstros, coleta de itens e tesouros e superação de armadilhas e quebra-cabeças.

E

Easter Egg
Segredo, geralmente com uma referência de outros jogos ou da cultura pop, escondido pelos desenvolvedores do jogo.

Emote
Animação curta utilizada para expressar emoções, geralmente em jogo multijogador online.

Emulador
Programa que simula o ambiente de uma plataforma de jogos, geralmente utilizado para reproduzir jogos antigos. Em sua grande maioria, os emuladores são softwares legalizados, mas o download e reprodução de arquivos de jogos é considerado ilegal e pirataria.

e-sports
Termo derivado de eletronic sports, ou esportes eletrônicos, em português. Termo utilizado para competições de jogos eletrônicos, geralmente multijogador. Os gêneros mais comuns são FPS, RTS, luta, esportes, cartas e MOBA

Exp
Abreviação de experience points, ou pontos de experiência, em português. Unidade que mede o progresso de um personagem, permitindo evoluí-lo, subindo de nível e desbloqueando habilidades

F

Farm/Farmar
Derivado do verbo em inglês para cultivar. Repetir ações dentro de um jogo para acumular itens, dinheiro ou pontos de experiência.

Ficção Interativa
Narrativa jogável, geralmente baseada em texto, que foca nas possibilidades de escolha do jogador.

FPS
Abreviação de dois termos:
1. First person shooter, gênero de jogo de tiro com perspectiva em primeira pessoa, onde a câmera simula o olhar do personagem;
2. Frames per second, ou Quadros por segundo, em português, medida de quantas imagens o sistema do jogo renderiza a cada segundo, impactando a fluidez e responsividade da imagem.

Free to play
Jogo gratuito para ser jogado. Esta categoria geralmente conta com sistema de compras internas.

G

Gacha
Gênero de jogos que contam com um sistema de recompensa aleatória, inspirado por máquinas de cápsulas (gachapon, em japonês), onde o usuário insere uma moeda e recebe um prêmio secreto.

Gameplay
Termo em inglês para jogabilidade: mecânica geral de um jogo e maneira como um jogador interage com ele, incluindo regras, objetivos, controle e experiência geral do usuário. Também é utilizado para nomear vídeos e streamings de pessoas jogando.

Geração procedural
Técnica de computação que utiliza algoritmos na criação de conteúdo, gerando mapas, equipamentos e missões que aparentam aleatoriedade, fazendo com que cada experiência de jogo seja única.

GG
Sigla do termo good game, ou “bom jogo”, em português. Utilizado ao final de uma partida para como elogio pela qualidade da experiência. 

Glitch
“Falha”, “pane” ou “anomalia”, em português. Erro de software que gera um comportamento inesperado, por vezes gerando uma anomalia gráfica ou a interrupção de seu funcionamento.

Glitch Hunter
“Caçador de erros”, em português. Termo usado para descrever um jogador que explora extensivamente um jogo em busca de erros de programação que possam ser explorados.

GOAT
Sigla de greatest of all time, ou melhor de todos os tempos, em português.

Grind
Verbo em inglês, moer, em português. Repetir ações dentro de um jogo para acumular itens, dinheiro ou pontos de experiência

Guild
Termo em inglês para Guilda ou Associação. Grupo organizado em um jogo para que jogadores trabalhem em conjunto para alcançar objetivos em comum, como realizar missões, evoluir personagens ou competir com outras guildas.

H

Hack
Modificações, ou utilização de programas externos, para alterar o funcionamento de um jogo e obter vantagens injustas, como invencibilidade. 

Hack and Slash
Variação do gênero Beat ‘em Up com jogos focados em ataques rápidos em batalhas corpo a corpo

HP
Sigla de Health Points, ou Pontos de Vida/Pontos de Saúde, em português. Indica a resistência de um personagem a danos. Quando os pontos de vida acabam, o personagem fica desacordado ou morre.

HUD
Sigla de Heads-Up Display, ou Tela de Alerta em português. Termo que indica a representação visual de atributos e informações principais de um jogo na tela, como pontos de vida, pontos de magia, munição, mapa, velocidade, etc.

I

Idle
Gênero de jogos onde a progressão é feita de maneira automática, mesmo sem intervenções do jogador. Comum em jogos para celular, onde os jogos continuam a se desenrolar mesmo com o aplicativo desligado.

Indie
Termo usado para designer jogos produzidos por pequenos estúdios e desenvolvedores independentes

K

Kick/Kickar
Chutar, em inglês. Indica o ato de expulsar um jogador de uma partida

L

Lag
Atraso, em inglês. Indica o atraso entre a realização de um comando pelo jogador e o acontecimento de uma ação dentro do jogo.

Loot
Verbo saquear em inglês. Indica as recompensas adquiridas após vencer um inimigo ou completar uma missão.

Looter Shooter
Subgênero de jogos de tiro focado na coleta constante de itens e equipamentos

LOL
Sigla de “Laughing out loud”, ou rindo alto, em português. Usada em mensagens para indicar uma risada. Também é a sigla do jogo League of Legends, famoso exemplo do gênero MOBA.

M

Mana/MP (Mana Points)
Recurso usado em diversos jogos para indicar a capacidade de utilização de habilidades mágicas.

Masocore
Gênero de jogos caracterizados pela extrema dificuldade e punitividade

Mecânica de jogo
Regras e sistemas que moldam a experiência e jogabilidade, definindo o que um jogador pode fazer e quais as respostas do jogo aos comandos e ações.

Melee
Termo em inglês para “corpo a corpo”. Indica estratégias de jogo, personagens especialistas e equipamentos para combate corpo a corpo.

Metroidvania
Subgênero de jogos plataforma que combinam elementos das séries de jogos Metroid e Castlevania. A jogabilidade é focada em exploração não linear, com mapas interconectados, onde o jogador precisa adquirir habilidades específicas antes de conseguir acessar novas áreas.

MMO/MMOG
Sigla de Massive Multiplayer Online/Massive Multiplayer Online Game, ou Jogo multijogador massivo online, em português. Um gênero de jogos que permite que milhares de jogadores participem e interajam simultaneamente em um mundo virtual através da internet. Geralmente é aglutinado com siglas de outros gêneros de jogos, como MMORPG (focado na interpretação de personagens), MMOFPS (para jogos de tiro), MMOSG (para jogos de interação social), etc.

MOBA
Sigla de Multiplayer Online Battle Arena, ou Arena de Batalha Multiplayer Online, em português. Gênero de jogos de estratégia em tempo real onde cada jogador controla um único personagem e, junto a sua equipe, deve destruir ou capturar a base inimiga, como em um jogo de pique-bandeira.

Mobile
Termo em inglês para “portátil”, usualmente utilizado para identificar jogos para celular e tablet.

Mod
Abreviação de modification, ou modificação, em português. Termo utilizado para denominar uma alteração realizada em um jogo, geralmente com fins de customização, como alteração de nomes, texturas, aparência de personagens e mapas, ou, em alguns casos, criação de um jogo novo.

Monster Tamer
Termo em inglês para “Domador de monstros”. Subgênero de jogos de RPG focados em capturar, treinar e combater com criaturas. Entre os maiores expoentes, estão a série Pokémon e os jogos Digimon, Mega Man Battle Network, Monster Rancher, Ark: Survival Evolved e Palworld. Alguns jogos de outros gêneros também utilizam mecânicas do gênero, como a série Persona e os jogos Dragon Quest e Nino Ku Ni: Wrath of the White Witch.

MUD
Sigla de Multi-user Dungeon, ou Masmorra multi-usuário, em português. Gênero de jogos baseado em texto, sem elementos visuais renderizados e que contém elementos de ficção interativa, RPG e chat.

Multiplayer
Termo em inglês para “multijogador”. Denomina jogos que têm a possibilidade (ou são desenvolvidos exclusivamente) para serem jogados por diversas pessoas simultaneamente.

Mundo aberto
Conceito de design de jogos onde há grande liberdade para explorar o mapa jogável, geralmente de maneira não linear.

MVP
Sigla de Most Valuable Player, ou jogador mais valioso, em português. É usado para denominar um jogador que demonstra habilidades excepcionais de liderança e performance. Muitos jogos incluem o título de MVP como uma conquista especial.

N

Nerf/Nerfado
Termo em inglês derivado da marca de lançadores de dardos de espuma de brinquedo Nerf. É usado para identificar um personagem ou uma habilidade que foi deliberadamente enfraquecido.

Noob
Variação do termo em inglês “newbie”, muitas vezes grafado como n00b. É utilizada, muitas vezes pejorativamente, para identificar um novato em determinado jogo.

NPC
Sigla de Non-playable character ou personagem não jogável, em português. Denomina os personagens de um jogo com os quais o jogador interaje, mas que são automatizados, não sendo controlados por outros jogadores.

P

Pay to win
Termo em inglês para “pagar para jogar”, muitas vezes abreviado como P2W. Modelo de monetização de jogos em que jogadores podem utilizar dinheiro real para obter vantagens significativas sobre jogadores que não pagam.

Permadeath
“Morte permanente”, em português. Mecânica de jogo onde a morte do personagem protagonista é definitiva, resultando na perda total do progresso do jogo, exigindo que o jogador recomece todo o jogo.

Ping
Medida, expressa em milissegundos (ms), do tempo que uma informação ou os dados de um jogo levam para chegar do servidor até o computador ou console do usuário em um jogo online.

Plataforma
Gênero de jogos de ação cujo objetivo principal é mover o personagem por um ambiente repleto de obstáculos, plataformas e oponentes, usando corrida, pulo, escalada, etc. Muitos jogos emblemáticos pertencem ao gênero, como as séries Mario, Sonic, Donkey Kong e os jogos Celeste, Super Meat Boy, Braid e Limbo.

Point and click
Apontar e clicar, em português. Gênero de jogos focado em resolução de quebra cabeças e exploração de ambientes, onde o jogador usa um mouse ou controle para clicar em pontos da tela, interagindo com personagens e objetos.

PVP
Sigla de Player versus player ou Jogador contra jogador (JxJ), em português. Modalidade de jogo multijogador onde os jogadores se enfrentam entre si.

Pwned
Gíria do mundo gamer, hacker e da internet. Derivado de um erro de digitação do termo em inglês “owned” (ou dominado, em português), é usado para indicar uma pessoa que foi derrotada, controlada ou humilhada em uma partida.

Q

Quest
Missão, em português. Tarefas dentro de um jogo que podem ser completadas para adquirir recompensas.

Quick Time Event
Evento de tempo rápido, em português. Mecânica de jogo que permite um controle limitado de ações durante uma sequência cinemática. Em grande parte dos jogos, as sequências cinemáticas não são interativas e servem apenas para progredir a narrativa.

Quit/Quitar
Sair, desistir ou abandonar, em português. Termo utilizado para descrever quando um jogador desiste ante do fim de uma partida.

R

Rage Quit
Desistir com raiva, em português. Termo utilizado para descrever quando um jogador, por conta de frustração ou irritação, abandona uma partida antes do fim. Comum em jogos online ou de competição.

Raid
Ataque, incursão ou assalto, em português. Termo utilizado para descrever uma missão cooperativa em larga escala, geralmente em jogos online, para derrotar inimigos muito poderosos para serem combativos por um único jogador.

Respawn
Reaparecer, em português. Denomina o reaparecimento de um personagem, item ou inimigo após sua destruição ou morte

Roguelike
Subgênero de jogos de RPG que possuem as mesmas características do jogo Rogue, lançado em 1980. Entre elas, estão a geração procedural de fases, morte permanente e jogabilidade em turnos. 

Roguelite
Subgênero de jogos de RPG que, assim como o Roguelike, possuem caraterísticas do jogo Rogue, mas utilizados de maneira mais livre, mesclando com mecânicas de outros gêneros.

Romance Visual/Visual Novel
Gênero de jogos que tem foco em narrativa imersiva, com uso extensivo de diálogos e escolhas que afetam o enredo.

RPG
Sigla de Role playing game, ou jogo de interpretação de personagens, em português. Gênero de jogos em que o jogador assume o papel de um ou mais personagens em um mundo fictício, fazendo escolhas que moldam a narrativa, como desenvolvimento de habilidades, estatísticas (como HP, MP e stamina) e níveis. O gênero de jogos eletrônicos é derivado de um gênero de jogo de tabuleiro de mesmo nome.

RTS
Sigla de Real-time Strategy, ou “Estratégia em tempo real”, em português. Subgênero de jogos de estratégia que não é organizado por turnos e os jogadores devem coletar recursos, criar bases, exércitos e unidades para derrotar outros oponentes. Entre os jogos de destaque estão a série Age of Empires, Warcraft e Starcraft

Rush/Rushar
“Pressa” ou “avanço”, em português. Termo usado para descrever o progresso rápido e agressivo em direção a um objetivo ou oponente, muitas vezes ignorando etapas esperadas.

S

Sandbox
“Caixa de areia”, em português. Gênero (ou modalidade) de jogos cuja jogabilidade é focada em criatividade, construção e exploração de mundos abertos. Grande parte das vezes, jogos sandbox não possuem objetivos predeterminados. Entre os jogos de destaques, estão Minecraft, Terraria, Factorio, The Sims e No Man’s Sky.

Shoot 'em up
Subgênero de jogos de ação no qual o jogador controla um personagem ou veículo que atira constantemente contra ondas de adversários enquanto desvia dos projéteis que vêm em sua direção.

Sim/Simulação
Gênero de jogos que buscam simular atividades da vida real, como construção e gestão de cidades, fábricas e fazendas, direção de veículos, caça e estratégias de guerra. Entre os destaques do gênero, estão The Sims, Farm Simulator, Sim City, Goat Simulator, Roller Coaster Tycoon.

Skin
“Pele”, em português. Termo que descreve itens cosméticos que mudam a aparência visual de personagens, equipamentos e veículos sem alterar suas habilidades e estatísticas.

Squad
“Esquadrão”, em português. Termo que descreve um grupo de jogadores que trabalham juntos com táticas coordenadas e comunicação em tempo real para alcançar objetivos em comum, geralmente no contexto de jogos de tiro e estratégia.

Smurf
Termo que descreve um jogador experiente que cria um novo personagem ou uma nova conta para jogar em níveis mais baixos e contra jogadores iniciantes.

Soulslike
Subgênero de RPGs de ação com características presentes nos jogos das séries Dark Souls, como dificuldade alta, combate baseado em stamina, mecânicas punitivas, mundos e mapas extremamente elaborados e ambientação de fantasia sombria (Dark Fantasy).

Speedrun
Termo que descreve a prática de completar um jogo no menor tempo possível, explorando atalhos, bugs e glitches.

Stamina
“Estâmina”, em português. Termo que descreve a capacidade de resistência física ou mental de um personagem, geralmente utilizada para limitar o uso de ações como corridas, escaladas e esquivas.

Stealth
“Furtividade”, em português. Gênero de jogos onde o jogador usa discrição e planejamento, se escondendo ou se disfarçando para evitar o embate direto com inimigos.

Support
“Suporte”, em português. Termo que descreve personagens focados em proteger aliados, utilizando habilidades de cura e melhoria de estatísticas.

T

Tank
“Tanque”, em português. Termo que descreve personagens focados em alta resistência física como defesa, stamina e pontos de vida.

Tankar
Gíria derivada do termo tank utilizada para expressar resistência a uma adversidade.

Tower Defense (TD)
“Defesa de torre”, em português. Subgênero de jogos de estratégia em tempo real cujo objetivo é a construção de torres e armadilhas para combater ondas de oponentes focados em destruir a base do jogador

TCG/CCG/DCCG
Siglas de Trading Card Game (jogo de troca de cartas), Collectible Card Game (jogo de cartas colecionáveis) e Digital Collectible Card Game (jogo digital de cartas colecionáveis). Gênero de jogo de cartas cujo foco é a coleção e utilização estratégica em combates multijogador. Entre os destaques do gênero, estão Hearthstone, Magic: The Gathering, Pokemón Trading Card Game e Runeterra.

Tile-matching
Subgênero de jogos de quebra-cabeça cujo objetivo é combinar três ou mais peças de mesma cor ou simbologia para removê-las do tabuleiro.

TPS
Sigla de Third-Person Shooter, ou “Jogo de tiro em terceira pessoa”, em português. Subgênero de jogos de ação onde o jogador vê seu personagem através de uma câmera aérea ou traseira, permitindo uma visão mais ampla do ambiente do que a perspectiva em primeira pessoa.

Trivia
Gênero de jogos que testa os conhecimentos do jogador através de perguntas e respostas.

Trolling/Trollar
Termo do universo dos jogos que descreve a ação de pessoas que se dedicam a irritar outros jogadores através da jogabilidade ou de chats.

U

Upar
Termo derivado da palavra “up” (para cima, subir), em inglês. Descreve a ação de acumular pontos de experiência para subir o nível de personagens.

Update
“Atualização, em português. Termo que indica a modernização, correção ou adição de novos conteúdos para melhorar a segurança, desempenho e experiência

V

Virtual Reality/Realidade Virtual (VR/RV)
Tecnologia de experiência imersiva onde são utilizados óculos, fones de ouvido e controles especiais para que o jogador se sinta dentro do jogo

X

X1
Gíria que significa “1x1” ou “um contra um” e descreve uma disputa direta entre dois jogadores

Compartilhe