Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fundação Itaú e Alma Preta promovem debate sobre jornalismo antirracista

A roda de conversa será realizada no FALA! e vai abordar os parâmetros essenciais da abordagem racial na cobertura de jornalistas e comunicadores brasileiros

Publicado em 21/08/2024

Atualizado às 13:26 de 21/08/2024

Por Fundação Itaú

No próximo sábado (24), às 14h, a Alma Preta Jornalismo e Fundação Itaú se juntam para o debate Imprensa negra, ética e técnicas de reportagem, na quinta edição do FALA! Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. O evento acontece de 22 a 24 de agosto na Universidade da Amazônia (Unama), em Belém (PA), com uma programação que contempla performances artísticas, rodas de conversa e mesas de debate com referências da comunicação. As novidades deste ano incluem sessões de exibição audiovisual e oficinas técnicas.

A roda de conversa traz para o debate o Manual de Redação Antirracista. O livro é resultado de um período de três anos dedicados à pesquisa e colaboração com pesquisadores, jornalistas e estudantes e encapsula a visão editorial moldada pela Alma Preta ao longo de oito anos de atuação. Além de desempenhar o papel de referência interna, o texto estabelece parâmetros essenciais para orientar jornalistas e comunicadores na abordagem da temática racial no contexto brasileiro.

A mesa contará com a participação de Pedro Borges, jornalista e cofundador da Alma Preta Jornalismo, e Ana Flávia Magalhães Pinto, professora, historiadora com formação em jornalismo e letras, diretora geral do Arquivo Nacional, e secretária do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), também integrante da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros, que faz parte da Coalizão Negra por Direitos. A mediação será conduzida por Fernanda Rosálio, jornalista premiada na categoria "Jovens Jornalistas" no Prêmio 99 de Jornalismo em 2020 e 2021, com experiência em projetos voltados a direitos humanos, combate ao racismo, meio ambiente, educação midiática e diversidade, e que participou da equipe de elaboração do manual.

A mesa marca o início da parceria entre Alma Preta Jornalismo e Fundação Itaú, que promoverá, nos próximos meses, uma série de formações em comunicação antirracista voltada para jornalistas e comunicadores. A união demonstra o compromisso das instituições com a promoção de um jornalismo antirracista e responsável, com diversidade e equidade como critérios de cobertura.

O Festival
Antecedendo o calendário da Conferência das Partes (COP) de 2025, o festival leva uma proposta inovadora de debate sobre o futuro do jornalismo e seu impacto na sociedade brasileira, e abordará a importância da comunicação e da cultura na defesa dos territórios e, em última instância, na defesa da vida, explorando a interseção entre comunicação, arte e cultura numa perspectiva popular, utilizando linguagens artísticas.

Realizado no campus Alcindo Cacela, conhecido por reunir os principais cursos de comunicação do estado do Pará, o evento é gratuito, sendo necessária a retirada de ingressos pelo Sympla.
Organizado pelo Instituto FALA, o Festival FALA! tem como objetivo criar um ambiente para refletir sobre o jornalismo independente e a comunicação popular como ferramentas em prol de uma democracia plena. O evento também debate sobre a importância da cultura, da identidade e das variadas formas de expressão artística no fazer jornalístico, estimulando o desenvolvimento de uma rede de mídias alternativas que favoreça discussões amplas e contínuas sobre os principais temas do país e do continente, colaborando na proteção dos profissionais da imprensa independentes.

A edição em terras amazônicas será palco para reflexões e apresentações artísticas sobre comunicação, ancestralidade e tradição, e incluirá novidades como sessões de exibição audiovisual da Negritar Produções & Pulitzer Center, e oficinas técnicas, além das tradicionais performances artísticas, mesas de debate e rodas de conversa para analisar temas como: a tradição oral e a importância do rádio na comunicação dos povos da floresta, como acessar a grana?, a imprensa negra - ética e técnicas de reportagem, além do jornalismo de causas e o diálogo com tecnologias ancestrais. Todas as mesas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no canal do YouTube do Instituto FALA!.

Coluna escrita por:

Fundação Itaú

Fundação Itaú

Compartilhe