Festival apresenta a vanguarda das representações artísticas sobre gênero e sexualidade.
Publicado em 05/11/2025
Atualizado às 16:51 de 04/11/2025
Em mais um ano de parceria, a Itaú Cultural (IC) Play apresenta curtas e longas metragens que fazem parte da programação oficial da 33ª edição do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, referência nacional e internacional e vanguarda das representações artísticas sobre gênero e sexualidade. A exibição em nosso streaming gratuito acontece entre 13 e 30 de novembro.
São filmes que trazem reflexões sobre opressões coloniais, experiências da população LGBT+ com mais de 60 anos, da comunidade com o meio ambiente, além dos embalos da cena drag paulistana, de comédias a festas black do subúrbio carioca, passando por celebrações da cultura popular.
Confira os filmes que estarão disponíveis na IC Play:
Arrenego (2025)
Fernando Weller e Alan Oliveira | 75 minutos
Naywá retorna a sua cidade natal, Oeiras, no interior do Piauí, e propõe a um grupo de atores amadores a encenação de um Sabá de Bruxas na cidade, baseado num documento de 1758. Opressões coloniais, raça e gênero conectam passado com presente.
[classificação indicativa: 12 anos]
Boi de salto (2025)
Tássia Araújo | 14 minutos
Após fugirem da fazenda de seu Amaro, pai Francisco e mãe Catarina chegam a Teresina para começar uma nova jornada. Abdias, filho do casal, sonha em dançar de salto alto no grupo mais tradicional de Bumba-Meu-Boi da sua cidade.
[classificação indicativa: 12 anos]
Drags, um super filme (2024)
Luciano Oreggia | 92 minutos
Em um cenário de tensão social, entre 2022 e 2023, Tchaka, Hellena Borgys, Márcia Pantera e Vera Ronzella, quatro artistas drag, enfrentam preconceitos e reafirmam suas verdades com coragem. Um retrato íntimo de suas jornadas pessoais e artísticas, além de um testemunho de resistência e expressão em tempos adversos.
[classificação indicativa: 12 anos]
E seu corpo é belo (2024)
Yuri Costa | 23 minutos
Nos anos 70, nas festas Black do subúrbio carioca, Carlos reencontra Tony acompanhado de outra pessoa. Num clima de terror, romance e musical, mágoas embaladas pelo soul ressurgem.
[classificação indicativa: 12 anos]
O mais profundo é a pele - LGBT60+ (2025)
Rafael Medina | 23 minutos
Um retrato das experiências de pessoas LGBT+ com mais de 60 anos que desafia estereótipos e mostra que a velhice LGBT é, acima de tudo, um ato de resistência.
[classificação indicativa: 16 anos]
Rainha (2025)
Raul de Lima | 12 minutos
Na beira da Amazônia, a ilha do Marajó celebra o Rainha das Matas, concurso protagonizado majoritariamente por mulheres trans e homens cis e gays. Em sua quarta edição, celebra a importância dos manguezais promovendo discussões sobre o meio ambiente e comunidade LGBTAIP+.
[classificação indicativa: 12 anos]
Trago seu amor (2025)
Claudia Castro | 73 minutos
Mia, uma bruxa egocêntrica, tem um poder inusitado: quem a beija se apaixona por ela ou volta a se apaixonar pela última pessoa que amou. Em uma das suas rondas, ela se depara com Yuri, que está desiludido após o término com René. Quando Mia o convence a conhecer seu poder, o insólito acontece.
[classificação indicativa: 10 anos]