Uma jornada visual, com técnicas de animação 2D e stop-motion para refletir sobre os debates emergentes na COP30
Publicado em 05/11/2025
Atualizado às 17:49 de 04/11/2025
Em sintonia com a programação Passados presentes, futuros possíveis, disponível na Itaú Cultural (IC) Play a partir de 7 de novembro, o Cine Curtinhas se expande e traz novos curtas de animação neste mesmo dia. Essa é uma oportunidade de mergulhar em uma verdadeira jornada visual, com técnicas de animação 2D e stop-motion para refletir sobre os debates emergentes na COP30, conferência sobre mudanças no clima que acontece em Belém (Pará), em novembro de 2025.
São filmes para todas as idades e que colocam em pauta o meio ambiente, impactos ambientais, justiça climática, sustentabilidade e a necessidade de repensar relação humana com o planeta. Além disso, três filmes da lista - Maréu, Maré braba e A floresta que refresca - também integrarão a coleção Para quem educa da IC Play. Ou seja, é possível fazer a exibições coletivas para fins educativos e não comerciais, ampliando o acesso e debates sobre temas tão fundamentais.
Veja os filmes na IC Play:
Maréu (Rio de Janeiro) - 2023
Nicole Shclegel | 10 minutos
A pequena Maréu tem dificuldades para dormir e usa uma grande concha para aconchegar-se e pegar no sono ouvindo o mar. Um dia, a concha quebra e ela precisa entrar numa jornada de amadurecimento para reencontrar o equilíbrio e voltar a dormir tranquila.
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]
Maré braba (Ceará e Bahia) - 2023
Pâmela Peregrino | 7 minutos
A história de luta de mulheres de comunidades periféricas e litorâneas impactadas pelas mudanças climáticas, racismo ambiental e a exploração do meio ambiente. Os povos ribeirinhos, caiçaras são os primeiros a sentirem os impactos das mudanças das marés.
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]
A floresta que refresca (Pernambuco) - 2019
Ianah Maia | 5 minutos
Emília está entediada e sente muito calor. Ao visitar Maíra, a nova amiga, ela descobre o poder da natureza, o impacto das ações humanas no meio-ambiente e que ela não precisa de ar condicionado.
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]
Lagrimar (Rio Grande do Norte) - 2023
Paula Vanina | 14 minutos
Sozinha e rodeada pela seca, Joana é uma menina que vive em busca de água. Sua jornada deixa de ser solitária e ganha novo significado quando um inesperado e enigmático encontro acontece. Este curta foi contemplado pelo “Rumos Itaú Cultural 2023-2024”.
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]