Acessibilidade

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC Play disponibiliza obras da 47ª “Mostra internacional de cinema de São Paulo”

Cada um dos cinco documentários fica na plataforma de streaming por apenas quatro horas

Publicado em 21/10/2023

Atualizado às 03:00 de 11/05/2025

A equipe da 47ª Mostra internacional de cinema de São Paulo preparou uma seleção especial para a Itaú Cultural Play: cada um dos cinco filmes ficam no ar apenas por quatro horas, sempre das 20h à meia-noite, entre os dias 21 e 29 de outubro de 2023. Os títulos disponibilizados são Do lixo ao tesouro: transformando negativos em positivos (2020), de Iara Lee; Unidas por Bissau (2023), também de Iara Lee; Tomando Veneza (2023), de Amei Wallach; A geração ameaçada (2022), de Celeste Geer; e Paisagens radicais (2022), de Elettra Fiumi.

Confira abaixo as informações referentes a cada obra.

Do lixo ao tesouro: transformando negativos em positivos (2020), de Iara Lee
25 min | 12 anos, segundo autodefinição
disponível na IC Play das 20h de 21 de outubro à meia-noite de 22 de outubro

Independente do Reino Unido desde 1966, Lesoto é um pequeno país montanhoso cercado pela África do Sul. Apesar dos desafios, seus artistas têm enorme criatividade: designers transformam lixo em joias, cineastas fazem das tragédias expressões de resiliência e músicos escrevem canções para salvar o meio ambiente.

Unidas por Bissau (2023), de Iara Lee
40 min | 12 anos, segundo autodefinição
disponível na IC Play das 20h de 22 de outubro à meia-noite de 23 de outubro

Na Guiné-Bissau, África Ocidental, mulheres desafiam o patriarcado construindo instituições que promovem a autossuficiência por meio da agroecologia e se opondo à mutilação genital feminina e ao casamento forçado. Dando continuidade ao legado de Amílcar Cabral, o líder independentista do país, elas estão conquistando lugar no poder.

Tomando Veneza (2023), de Amei Wallach
98 min | livre, segundo autodefinição
disponível na IC Play das 20h de 27 de outubro à meia-noite de 28 de outubro

De acordo com várias suspeitas, em 1964 o governo dos Estados Unidos teria manipulado os resultados da Bienal de Veneza, um dos maiores festivais de arte do mundo, para que o artista Robert Rauschenberg levasse o prêmio principal. O objetivo dos estadunidenses era combater o comunismo por meio da cultura. O documentário revela os fatos por trás dessa duvidosa e conhecida história.

A geração ameaçada (2022), de Celeste Geer
85 min | livre, segundo autodefinição
disponível na IC Play das 20h de 28 de outubro à meia-noite de 29 de outubro

Partindo da ciência e do conhecimento ancestral das primeiras nações (as populações originárias da Austrália), o filme questiona o mito de que o mundo é movido apenas por egoísmo e competição, além de estimular o olhar para a diversidade.

Paisagens radicais (2022), de Elettra Fiumi
91 min | livre, segundo autodefinição
disponível na IC Play das 20h de 29 de outubro à meia-noite de 30 de outubro

Em 2014, a cineasta Elettra Fiumi perdeu o pai, Fabrizio Fiumi, herdando seu vasto e confuso arquivo pessoal. Entre o luto e o desejo de desvendar a figura paterna, a diretora começa a registrar o processo de organização desse acervo e a entrevistar pessoas que acompanharam Fabrizio ao longo da vida.

Compartilhe