Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC Play recebe filmes do 17º Encontro de cinema negro Zózimo Bulbul

Curadoria com cinco filmes ficam na plataforma até dia 10 de novembro

Publicado em 26/10/2024

Atualizado às 15:21 de 25/10/2024

O Encontro de cinema negro Zózimo Bulbul completou 17 anos de existência em 2024, celebrando o legado do ator e cineasta brasileiro e apresentando a diversidade e a riqueza do cinema brasileiro, africano e afrodiaspórico. O tema da edição deste ano, realizada entre 18 e 25 de outubro, foi “Fortalecendo pontes” e buscou reunir cineastas, pensadores e públicos de diferentes partes do mundo para compartilhar, debater e reinventar histórias.

Com o fim da programação presencial, a Itaú Cultural Play – em parceria com o Centro AfroCarioca de Cinema – apresenta uma curadoria especial da mostra com cinco filmes que participaram do festival e ficam em cartaz na plataforma entre 26 de outubro e 10 de novembro de 2024. Cadastre-se na Itaú Cultural Play e aproveite!

Zózimo Bulbul foi um ator, diretor, ativista do movimento negro e um nome fundamental para se pensar o audiovisual de autoria negra no Brasil. Como intérprete, iniciou sua carreira nos anos 1960, em filmes do Cinema Novo. Em 1973, deu um passo pioneiro no debate sobre a representatividade negra nas telas, dirigindo o curta Alma no olho. Suas obras problematizam visões consagradas sobre o negro, recuperando a história e a memória de sua cultura, o samba, a vida operária e o morro.

Confira abaixo a seleção de filmes:

Preciso falar do futuro além-mar, 2023
Carine Fiúza | 5 min. | Livre

Frame do filme Preciso falar do futuro além-mar em preto e branco. Na imagem, uma pessoa está vestida com roupas brancas na beira do mar e tem os braços levantados ao céu.
Preciso falar do futuro além-mar, 2023 (imagem: frame de vídeo)

 

Dançando na chuva, 2023
Jaime Lauriano | 32 min. | 14 anos

Frame do filme Dançando na chuva. Na imaem, uma mulher negra, de batom vermelho, olha para a câmera. O jogo de luz e sombra da cena faz com que apenas metade do rosto da mulher esteja visível.
Dançando na chuva, 2023 (imagem: frame de vídeo)

 

, 2022
Midi Alves | 10 min. | Livre

Frame do filme Nó. Na imagem, uma mulher negra, de tranças brancas no cabelo, olha para a câmera. Há uma luz azul que ilumina toda a cena.
, 2022 (imagem: frame de vídeo)

Mama - Africanos em São Paulo, 2023
Rafael Aquino | 17 min. | Livre

Frame do filme Mama - Africanos em São Paulo. Na imagem, duas mulheres negras se abraçam e olham para a câmera.
Mama - Africanos em São Paulo, 2023 (imagem: frame de vídeo)

 

Cem pilum - A história do dilúvio, 2022
Thiago Morais | 8 min. | Livre

Frame do filme Cem pilum - A história do dilúvio. Na imagem há uma ilustração de um animal com sua cabeça para fora da água.
Cem pilum - A história do dilúvio, 2022 (imagem: frame de vídeo)

 

Compartilhe