Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

No Dia do Professor, a sala de aula vem à Itaú Cultural Play

Cinco documentários sobre educação estão disponíveis na nossa plataforma de streaming

Publicado em 15/10/2024

Atualizado às 16:23 de 15/10/2024

A Itaú Cultural Play publica neste 15 de outubro – Dia do Professor – a playlist Na sala de aula, com cinco documentários sobre temáticas da educação: Pro dia nascer feliz (2005) e Atravessa a vida (2020), de João Jardim; Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden; Eleições (2018), de Alice Riff; e Futuro da educação (2024), de Cristiano Burmester.

Os filmes se debruçam sobre a vivência de alunos e professores em vários territórios do Brasil, enfocando questões de currículo e de políticas públicas. Veja abaixo as sinopses.

Para assistir aos documentários, basta se cadastrar na IC Play.

Confira também a entrevista com João Jardim sobre o processo criativo de Pro dia nascer feliz e Atravessa a vida e o que, a partir dos filmes, ele entende sobre o ensino no país.  

Pro dia nascer feliz (2005)
João Jardim | 89' 

A partir da observação da vida adolescente em seis escolas do Brasil, o documentário mergulha no pensamento e nos anseios de alunos e professores de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Com um olhar generoso e objetivo, o filme compõe um retrato de corpo inteiro dos desafios, conquistas e problemas do sistema educacional no país.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

Atravessa a vida (2020)
João Jardim | 83'

Enquanto alunos do terceiro ano do ensino público no interior do Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. O filme retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.

[classificação indicativa: 12 anos, segundo autodefinição]

Nunca me sonharam (2017)
Cacau Rhoden | 84'

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. O filme reflete sobre o valor da educação, nas vozes de estudantes, gestores, professores e especialistas.

[classificação indicativa: 10 anos, segundo autodefinição]

Eleições (2018)
Alice Riff | 100'

Alunos de uma escola do Centro de São Paulo se preparam para as eleições do grêmio estudantil. Quatro chapas se apresentam como candidatas, com diferentes posições ideológicas, mas com um objetivo comum: melhorias no colégio. Desse processo, emergem conflitos, amizades, sonhos e a força para lutar por um mundo mais próximo do que eles desejam.

[classificação indicativa: 12 anos, segundo autodefinição]

Futuro da educação (2024)
Cristiano Burmester | 52'

Educadores, especialistas, professores e pesquisadores falam sobre os desafios da educação brasileira em tempos de hipermodernidade. Como a escola lida com a era da informação? Em que medida os métodos de ensino devem mudar para dar conta da experiência vivida por crianças e jovens nos dias de hoje? Essas são algumas das perguntas colocadas por diferentes vozes nesse documentário.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

Compartilhe