Promovida pelo Itaú Cultural, a mostra destacou a história e a importância da poeta, dramaturga, professora e reinadeira carioca
Publicado em 21/11/2025
Atualizado às 13:01 de 21/11/2025
A Ocupação Leda Maria Martins, realizada pelo Itaú Cultural (IC) entre dezembro de 2024 e março de 2025, venceu a 7ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura na categoria “Artes Visuais”.
A Ocupação celebrou o legado e a relevância de Leda em sua longa e rica trajetória como poeta, professora, dramaturga e reinadeira. Suas obras se destacam pela fluidez na articulação entre o universo acadêmico e a sabedoria ancestral, oferecendo reflexões críticas e nos convidando a atuar como agentes de transformação do mundo. A mostra reuniu livros de Leda, como Cantigas de amares e Os dias anônimos, além de fôlderes de peças de teatro, obras e diversos outros materiais relacionados à artista, incluindo entrevistas com ela, com seus familiares e com pessoas próximas.
Realizado desde 2019, o Prêmio Arcanjo de Cultura é idealizado pelo jornalista Miguel Arcanjo Prado e busca valorizar a diversidade dos artistas brasileiros que se destacaram em cada ano. A edição de 2025 ocorreu no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP), com apoio da Fundação Itaú e da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
Vale lembrar que, na 4ª edição do prêmio, em 2022, a Ocupação Dias Gomes – realizada pelo IC e dedicada ao histórico romancista e dramaturgo baiano, cujas obras trouxeram à tona as realidades do Brasil –, ganhou na categoria “Artes Visuais”, a mesma vencida pela Ocupação Leda Maria Martins em 2025. Também em 2025, Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, foi um dos vencedores na categoria “Especial”.
Para consultar todos os indicados e vencedores da 7ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, acesse o site da premiação.