Economia da Cultura e Indústrias Culturais - tomo 1 | Leandro Valiati (org.)
Principais conceitos abordados no primeiro volume do “Manual de economia da cultura e indústrias criativas” são apresentados em vídeos, linha do tempo e arquivo para download
Publicado em 15/09/2022
Atualizado às 10:46 de 31/10/2023
O primeiro volume do Manual de economia da cultura e indústrias criativas, Fundamentos e evidências – referenciais teóricos, traz artigos de autores internacionais, como David Throsby, Geoffrey Crossik e Patrycia Kaszynska, Arjo Klamer, Abigail Gilmore, Françoise Benhamou, Kate Oakley e Jonathan Ward, além dos autores nacionais Rosana Icassati, Stefano Florissi e Leandro Valiati, que também é o editor dos três volumes da coleção.
A publicação, uma parceria do Observatório Itaú Cultural com a editora WMF Martins Fontes, já está disponível para download gratuito.
A obra conta ainda com uma linha do tempo que apresenta um contexto no qual a economia da cultura encontra influências e temas atemporais para reflexão, passando pelos principais marcos históricos desde o surgimento da economia política clássica, no final do século XVIII, e pelos principais movimentos, além de questões como a globalização e desigualdades, e do debate sobre a elaboração e a proposição de fundamentos teóricos mais abrangentes para compreender o comportamento humano, que precedem a esfera do mercado.
Trazendo mais informações sobre os temas e as discussões desta edição, selecionamos dois vídeos. O primeiro apresenta a definição do que é cultura, considerando a relação de valor cultural versus valor econômico, além dos critérios para estabelecer quais atividades e produtos seriam culturais, com base em estudos realizados por pesquisadores dessa área. Já o segundo vídeo aborda o tema da economia da cultura, a relação entre criatividade e desenvolvimento, as tensões e contradições entre empreendimentos e atividades culturais, o desenvolvimento sustentável e muito mais.