Néstor García Canclini assume Cátedra Olavo Setubal, que oferece bolsa de pós-doutorado
O selecionado irá trabalhar com o conceituado antropólogo durante 2020-2021. Inscrições a partir de 1º de julho
Publicado em 24/06/2020
Atualizado às 10:19 de 29/09/2020
A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência – parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) – anunciou o antropólogo argentino Néstor García Canclini, um dos estudiosos contemporâneos mais celebrados no campo da cultura pós-moderna, como o seu novo titular de 1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021.
Nascido na cidade de La Plata, na Argentina, em 1939, Canclini vive radicado no México desde 1976, onde é professor do Departamento de Antropologia da Universidade Autônoma Metropolitana, na unidade Iztapalapa, Cidade do México. Em seu livro Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade, ele analisa a cultura nos países latino-americanos levando em conta a complexidade de relações que a configuram. São apresentadas suas reflexões sobre o fenômeno da hibridação cultural na América-Latina, procurando-se compreender o intenso diálogo entre a cultura erudita, a popular e a de massas, e sua inserção no cenário mundial.
Entre outras publicações, também é autor do livro Pistas Falsas: uma Ficção Antropológica, que será lançado em breve na Coleção Os Livros do Observatório.
A pesquisa de Néstor García Canclini na Cátedra, "A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais", discute o tema diante das seguintes transformações:
a. O enfraquecimento das instituições culturais públicas e privadas durante a crise neoliberal e a prevalência das aplicações digitais sobre as instituições;
b. As trajetórias dos movimentos independentes em relação à reconfiguração dos mercados culturais e dos hábitos de públicos e usuários;
c. A “descidadanização” da política partidária e as mudanças socioculturais na formação do público; e
d. O exercício dos direitos humanos sob os controles tecnológicos, as novas resistências e formas alternativas de organização social.
Pesquisador auxiliará Canclini no projeto
Ao mesmo tempo que anunciou a nova titularidade, a Cátedra Olavo Setubal lançou um edital para seleção de um candidato à bolsa de pós-doutorado nas áreas de antropologia, sociologia, ciência política, humanidades, comunicação, artes, história da arte, crítica de arte e afins. O bolsista irá atuar nas atividades acadêmicas da Cátedra, assessorando o antropólogo argentino.
O selecionado manterá interlocução periódica com o antropólogo e com a coordenação da Cátedra, acompanhará as atividades realizadas durante a titularidade e apresentará relatórios parciais e um final.
As inscrições ocorrem a partir das 10 horas de 1º de julho e vão até as 18 horas do dia 20 do mesmo mês, através do site do IEA – clique aqui. A bolsa, no valor de R$ 7.373,10, é concedida por um período de 12 meses (de setembro de 2020 a agosto de 2021) e pode ser prorrogada por, no máximo, mais um ano. O trabalho será em regime de dedicação integral, na sede do IEA/USP – no período de isolamento social a atividade será realizada a distância.
Os selecionados na primeira etapa serão divulgados no dia 3 de agosto. Depois, entre os dias 4 e 17, serão realizadas entrevistas para definição do bolsista. O resultado final sai em 20 de agosto.