O Itaú Cultural lança hoje a 30ª Revista Observatório, com o tema “Artes das cenas – as cênicas no digital”. Agora ela passa ser trimestral e totalmente digital. Nesta edição a revista reúne artigos que exploram os impactos da tecnologia na criação de trabalhos de teatro, circo e outras artes cênicas. Além disso, discute-se como mudou a interação entre os artistas e os públicos no cenário da pandemia de covid-19, marcado pela mediação das telas.
Veja também:
>>Todo o conteúdo da Revista Observatório 30
Acesse aqui o índice da publicação. São dez itens, entre artigos – que, além da temática arte e tecnologia, falam de economia e políticas culturais –, uma entrevista com o crítico e historiador Jorge Dubatti, um ensaio artístico de Daniela Paoliello e o podcast Observe.
Outra novidade da edição 30, o Observe lançará quatro episódios em dezembro e janeiro – também em torno das artes da cena, seus caminhos e questões. O primeiro, “Desafios e oportunidades da produção digital das cenas na região Norte do Brasil”, convida Francis Madison, do festival Potências das artes do Norte (PAN!), e a gestora Karla Martins, com mediação da gerente de artes cênicas do Itaú Cultural, Galiana Brasil. Os outros episódios da temporada vão ao ar nos dias 20 de dezembro de 2021 e 3 e 17 de janeiro de 2022.
Confira as edições anteriores da Revista Observatório. Veja também outros conteúdos do Itaú Cultural dedicados às artes cênicas, como a série de entrevistas Papo de coxia e a Ocupação Benjamim de Oliveira, sobre um pioneiro do circo brasileiro.