Publicação sobre o percussionista é distribuída gratuitamente na Ocupação Naná Vasconcelos, no Itaú Cultural, e pode ser acessada também on-line
Publicado em 09/08/2024
Atualizado às 13:02 de 09/08/2024
Parte da Ocupação Naná Vasconcelos, a publicação sobre o percussionista conta com a história em quadrinhos (HQ) Quase dois irmãos, que faz uma homenagem à vida e à trajetória artística de Juvenal de Holanda Vasconcelos, nome de batismo de Naná. Nascido em 2 de agosto de 1944, o multi-instrumentista é conhecido e reconhecido mundo afora, vencedor de diversos prêmios Grammy e maestro dos maracatus na abertura do Carnaval do Recife.
Foi essa trajetória de vida e arte entrelaçadas que inspirou o jornalista Mateus Araújo e o ilustrador Diox na criação de uma HQ da qual Naná é o protagonista e suas vivências são o norte.
O berimbau, típico das rodas de capoeira, nas mãos de Naná, ganhou novos contornos e conquistou o mundo. O artefato chegou às orquestras e foi mesclado a elementos do jazz, do eletrônico e de todas as referências oriundas da mente criativa do percussionista. E a importância desse instrumento de corda na sua história é abordada no texto “O berimbau de Naná Vasconcelos na vanguarda da música contemporânea”, escrito pelo músico e pesquisador Paulo Henrique Chagas – que, inclusive, fez seu mestrado na Universidade de Évora, em Portugal, sobre o mesmo tema – especialmente para a publicação.
Acesse a publicação abaixo e todo o conteúdo exclusivo elaborado para a Ocupação Naná Vasconcelos clicando aqui.