Esta publicação, parte da 67ª “Ocupação Itaú Cultural”, celebra a relação de Leda Maria Martins com a cultura e os rituais do Reinado
Publicado em 27/12/2024
Atualizado às 12:36 de 27/12/2024
É na tradição do Reinado – em seus cantos, danças, figurinos e cromatismos – e em toda a sua fonte poética que encontramos a materialização de muitos dos conceitos da poeta, dramaturga, professora e reinadeira Leda Maria Martins. Esta publicação, parte da 67ª Ocupação Itaú Cultural, busca abordar a multiplicidade de nossa homenageada por meio de sua relação com esta manifestação cultural e religiosa.
Além da versão digital, que pode ser acessado aqui, a versão impressa está disponível gratuitamente na sede do Itaú Cultural durante o período de exibição da mostra, até 30 de março de 2025.
Veja também:
>> Saiba mais sobre a Ocupação Leda Maria Martins.
>>Acesse o site da mostra com conteúdo especial sobre a homenageada.
Ocupação Leda Maria Martins
Leda Maria Martins tem uma longa e frutífera trajetória acadêmica, com estudos em teatro, performance, literatura e nas múltiplas manifestações das culturas da diáspora africana. Criadora de conceitos como os de oralituras, afrografias, encruzilhadas, corpo-tela e do tempo-espiralar, sua produção artística e intelectual nos convida a pensar criticamente sobre o mundo em que vivemos, não apenas como espectadores da realidade, mas como agentes de mudança.
Em cartaz de 7 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025, na sede da organização, a Ocupação Leda Maria Martins reúne fotografias, documentos, entrevistas e objetos que nos transportam para a história de uma das maiores intelectuais brasileiras, aproximando o público de sua vivência, sua arte e sua produção acadêmica.