Em cada Roda de Conversa propomos ao público – a partir de um tema relacionado à exposição em cartaz no Itaú Cultural – que participe com...
Publicado em 20/06/2014
Atualizado às 17:29 de 20/12/2018
Em cada Roda de Conversa propomos ao público – a partir de um tema relacionado à exposição em cartaz no Itaú Cultural – que participe com suas opiniões sobre o assunto discutido.
O tema do dia 8 de junho, Arte e Arquitetura Moderna, por ocasião da exposição Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos, passeou pela história da arte através de exemplos de reproduções de pinturas representativas, chegando até a arte contemporânea. O objetivo do encontro era entender e contextualizar os períodos anteriores às obras de Oscar Niemeyer.
Também relacionamos o movimento modernista de 1922 com a produção da arquitetura moderna no Brasil, iniciada na década seguinte, a partir de imagens de obras da artista Tarsila do Amaral.
O grupo chegou à conclusão de que, apesar do mesmo nome ou marca temporal, o modernismo se deu de maneiras distintas na arte, na literatura e na arquitetura. Oscar Niemeyer foi classificado pelo grupo como um arquiteto que pensava suas construções como esculturas monumentais que tomam o espaço da cidade, integradas a ela e ao mesmo tempo destacadas dela em razão de suas formas simples, mas bastante diferentes do que se via até então.
A programação da exposição conta com Rodas de Conversa até julho. Se você quiser participar, consulte aqui a programação e os próximos temas abordados.
Para saber mais sobre o Modernismo Brasileiro e os outros artistas citados, consulte o site da enciclopédia do Itaú Cultural neste link.