Do samba ao choro; de Arrigo Barnabé a Glauco Velasquez; ouça episódios produzidos para o edital Arte como Respiro
Publicado em 06/12/2020
Atualizado às 17:13 de 03/11/2021
Nesta última leva de podcasts produzidos para o edital Arte como Respiro, os programas passeiam pela história do samba e do choro, além de abordar a atuação das mulheres na cultura hip hop. As músicas de Arrigo Barnabé e de Glauco Velasquez também são contadas em dois episódios especiais.
Ouça os podcasts abaixo.
Samba de Roda do Recôncavo – Do que vi, vivi e ouvi por aí
Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.
Apresentado por Rafaela Mustafa, o episódio compartilha as histórias e as músicas do Samba de Roda do Recôncavo. Contado e cantado de acordo com as lembranças da própria apresentadora, traz dicas de onde ir, quando ir, quem procurar, o que ler e ouvir sobre o gênero.
Mulheres em Cena
Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.
O podcast aborda a atuação das mulheres na cena da cultura hip hop, suas formas de dialogar e as referências femininas construídas ao longo do tempo. Amazonita Ágata é mulher, negra, jovem, produtora cultural e designer. Nesse episódio, conta um pouco de suas experiências dentro da cena ao lado do coletivo NuTrilhar.
Memória dos Esquecidos
Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.
A jornalista e roteirista Sara Stopazzolli e a pianista Clara Sverner contam para Stela – de 10 anos, estudante de piano, filha de Sara e neta de Clara –, a incrível história do compositor Glauco Velasquez. Entre nessa afetuosa conversa.
Quadros de uma Alma Brasileira
A Sociedade Musical Bachiana Brasileira presta homenagem ao maior compositor do país: Heitor Villa-Lobos, quem mais compreendeu e expressou a alma brasileira. Embarque nessa história sobre os Choros de Câmara e saiba mais sobre a história da música nacional.
Pode Canção Brasil
Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.
Comentários, entrevistas, memória e análise de canções permeiam o podcast Pode Canção Brasil, apresentado por Sérgio Fogaça. Neste episódio, o destaque é Clara Crocodilo, álbum de Arrigo Barnabé, acompanhado da Banda Sabor de Veneno, lançando em 1980 de forma independente.