“Eu acho, basicamente, que não sou um escritor. Eu sou um reescritor”, conta o autor de Pequeno Tratado de Brinquedos (1996)
Publicado em 02/12/2020
Atualizado às 17:24 de 03/03/2022
Neste recorte do Paiol Literário, escritores que já morreram falam sobre a literatura que fazem e sobre a importância dela em suas vidas.
“O livro que eu escrevi não é o mesmo que você lê. A literatura é a única arte que lhe permite esse absoluto delírio, essa absoluta reinvenção”, afirma Wilson Bueno (1949-2010). Neste episódio do podcast Paiol Literário, o cronista fala de sua trajetória, bem como reflete sobre a importância da arte da palavra em sua vida. “A literatura, para mim, é isto: uma pulsão vital, absoluta, sem a qual o mundo seria muito mais pobre”, resume.
Entrevista realizada em 2006 pelo jornalista e escritor José Castello.
Saiba mais sobre Wilson Bueno na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.
No canal do YouTube do IC:
Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Paiol Literário aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.
ITAÚ CULTURAL
Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Rogério Pereira
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Roteiro: Rosani Madeira (terceirizada)
Som: Tomás Franco (terceirizado)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: “Sala de leitura”, de Tomás Franco
O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.