Os cineastas Carlos Nader, autor de "A paixão de JL", e Eryk Rocha, de "Cinema Novo", refletem sobre o filme-ensaio.
Publicado em 03/09/2021
Atualizado às 17:41 de 17/08/2022
Os cineastas Carlos Nader, autor de A paixão de JL, e Eryk Rocha, de Cinema Novo, refletem sobre o filme-ensaio. Eles comentam as proximidades entre as produções, o processo criativo dos filmes, as diferenças entre ficção e documentário e as relações entre o real e o imaginário.
Ainda mais, falam sobre as equipes com quem trabalham. Carlos pontua a papel desses profissionais na entrega do personagem do filme. Eryk afirma que o filme é resultado desses encontros e que não existe cinema sem afeto. Por fim, os realizadores abordam o contato do público com suas obras.
Conversa realizada remotamente em 2021 pela jornalista Ana Paula Sousa.
Assista ao filme A paixão segundo JL na plataforma Itaú Cultural Play. No nosso YouTube, está também disponível Leonilson, sob o peso dos meus amores, do mesmo diretor.
Confira outras falas de Carlos Nader ao Itaú Cultural – para o Encontros de cinema de 2003 e para a Ocupação Eduardo Coutinho.
Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Versões do tempo aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.
ITAÚ CULTURAL
Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Ana Paula Sousa
Produção audiovisual: Amanda Lopes e Ana Paula Fiorotto
Som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: “Follow the wild path”, de Max H
O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.