A artista Ana Luiza Koehler publicado vídeos – um novo nesta quinta 2/4 – que registram o desenho e a finalização das imagens dessa obra em quadrinhos sobre a Porto Alegre de 1920
Publicado em 02/04/2020
Atualizado às 11:01 de 02/07/2020
Contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, a ilustradora Ana Luiza Koehler atualmente produz o segundo volume da HQ Beco do Rosário. Situada em uma Porto Alegre (RS) antiga, da década de 1920, a obra em quadrinhos narra a história de três amigos em meio aos embates, na cidade, entre a modernização e o que seria “atraso”, os espaços das populações marginalizadas. O trabalho de desenvolver essa premissa com nanquim, bico de pena e aquarela – entre outras ferramentas – está sendo registrado pela artista nos seus perfis no YouTube e no Instagram.
Nesta quinta 2 de abril, Ana publicou mais um vídeo curtinho do seu processo criativo; acesse todos no canal. Nas gravações, você pode acompanhar como a escolha dos instrumentos gera efeitos finais distintos, como é executado cada traço – com breves momentos de decisão e postos no papel em riscos firmes – e como o desenho de onde se parte e o produto concluído fornecem experiências estéticas diferentes. Veja abaixo os mais recentes. Confira também a reportagem de Heloísa Iaconis sobre Beco do Rosário e acompanhe o blog do projeto.