Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Marcos Valle: 80 anos

Celebramos um dos mais versáteis cantores brasileiros com uma playlist feita pela redação do IC

Publicado em 14/09/2023

Atualizado às 16:38 de 24/01/2024

Por Icaro Mello

Marcos Valle nasceu em 14 de setembro de 1943 no Rio de Janeiro, estudou piano clássico dos 5 aos 16 anos e foi exposto a uma variedade de influências musicais durante toda a carreira. Sua abordagem eclética vai da bossa nova ao pop, transitando pela música negra estadunidense, pelo samba, pelo baião, pela disco music, pela música eletrônica e pelo jazz

Samba demais (1963), seu álbum de estreia, teve boa repercussão, levando-o a abandonar o curso de direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) para se dedicar à música. Um de seus maiores sucessos, “Samba de verão” foi composta no ano seguinte em parceria com seu irmão Paulo Sérgio Valle; após a regravação da música por Walter Wanderley Trio, em 1966, a composição se tornou um hino internacional da bossa nova, regravada dezenas de vezes por artistas em todo o mundo.

Com o irmão e com o jornalista e compositor Nelson Motta, Marcos Valle criou a produtora Aquarius, na qual produziu diversos temas musicais para filmes, publicidades e novelas, como Pigmalião 70, O cafona, Os ossos do Barão e Selva de pedra. Também compôs “Um novo tempo”, tema de fim de ano da Rede Globo.

Retrato em preto e branco do cantor Marcos Valle. Ele é um homem branco, de cabelos curtos.
Marcos Valle (imagem: Correio da Manhã/Acervo Arquivo Nacional)

Ele ainda colaborou com alguns dos maiores nomes da música brasileira, incluindo Edu Lobo, Dori Caymmi, Sérgio Mendes, Tom Jobim, João Donato, Milton Nascimento e O Terço. Sua habilidade excepcional como compositor o levou a trabalhar com artistas internacionais, como Sarah Vaughan, Leon Ware e Stacey Kent.

Seu álbum Previsão do tempo, de 1973, é um grande exemplo de sua versatilidade, com influências sonoras da bossa nova, do soul, do jazz, do samba, da tropicália e de outras vertentes brasileiras. A obra é uma parceria com o grupo Azymuth e conta com a colaboração da banda O Terço.

A inovação e o espírito pioneiro de Marcos Valle não se limitaram, no entanto, a colaborações. O artista foi um dos primeiros músicos brasileiros a adotar a música eletrônica em seu trabalho, criando um som que mistura elementos tradicionais com batidas eletrônicas modernas. Marcos Valle (1983) – parceria com Robson Jorge e Lincoln Olivetti – é uma referência nesse sentido, com músicas como “Estelar” e uma nova versão de “Samba de verão”.

Veja mais sobre Marcos Valle e sua obra no verbete da Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira.

Para celebrar a história de um dos maiores cantores e compositores brasileiros, a redação do Itaú Cultural (IC) montou uma playlist com uma seleção de grandes sucessos do artista. Confira abaixo ou no nosso perfil do Spotify.

Compartilhe