A peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade do escritor carioca
Publicado em 24/11/2017
Atualizado às 12:06 de 03/08/2018
Nascido em 1881 no Rio de Janeiro, Lima Barreto foi um romancista, cronista e jornalista brasileiro. No dia 12 de dezembro, o ator Hilton Cobra interpreta um monólogo teatral inspirado na obra do escritor carioca. Com um cenário simples e projeções, o espetáculo possui interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e é dirigido por Fernanda Júlia.
A peça foi inspirada principalmente em dois títulos de Lima, Diário Íntimo e Cemitério dos Vivos, ambos publicados postumamente. É nesse momento, após a morte do autor, que o monólogo se desenvolve. Eugenistas então exigem a exumação do cadáver do escritor a fim de esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias se o privilégio da boa escrita é das raças superiores?”.
O conflito acaba por apresentar a genialidade de Lima Barreto, além de sua vida, história, o alcoolismo, a loucura, o racismo e a convivência com a pobreza. Considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira, é autor do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma e de artigos e crônicas para periódicos, como Correio da Manhã e A Gazeta da Tarde.
Traga-Me a Cabeça de Lima Barreto [com interpretação em Libras]
terça 12 de dezembro de 2017
às 20h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
Entrada gratuita
distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa
[classificação indicativa: 14 anos]
Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.
ficha técnica
Elenco Hilton Cobra
Dramaturgia Luiz Marfuz
Direção Fernanda Júlia
Cenário Márcio Meireles
Desenho de luz Jorginho de Carvalho e Valmyr Ferreira
Figurino Biza Vianna
Direção de movimentos Zebrinha
Direção musical Jarbas Bittencourt
Direção de vídeo David Aynnan
Direção de produção Tania Rocha
Produção-executiva Afonnso Drumond
Design gráfico Bob Siqueira e Gá
Participações especiais (voz em off) Lázaro Ramos, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade