A cadeia de valor editorial foi impactada desde várias frentes na última década e meia, a entrada de players internacionais no mercado brasileiro, as constantes transformações tecnológicas e novos hábitos de consumo, assim como impactos externos como a pandemia da Covid-19 e crises deram um choque nos pilares do setor. Como consequência, as empresas que o constituem vêm lutando para se adaptar à era do e-commerce e sobreviver à concorrência mais dinâmica das empresas nativas digitais, como as plataformas. Apesar do aumento na intensidade criativa e conteúdo tecnológico, o baixo desempenho do setor quando comparado à economia brasileira e ao bloco da economia criativa mostra que fenômenos como o desaparecimento e enfraquecimento de elos da cadeia de produção do livro podem se intensificar.
>> acesse aqui o artigo completo
Sobre os autores:
Filipe da Silva Lang - Pesquisador da Catavento Pesquisas, formado em economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre em economia da indústria e inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Gustavo Möller - Sócio fundador da Catavento Pesquisas, graduado em Relações Internacionais e mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.