Cidade gráfica
Os trabalhos mostrados aqui são o agrupamento resultante do olhar de três designers sobre o binômio design gráfico e cidade. Não se trata, no entanto, de uma exposição convencional sobre a profissão – na qual se apresentam projetos comissionados que se destacam por prover soluções exequíveis ou que apontam as últimas tendências da linguagem gráfica.
Optamos por alguns deslocamentos. A fronteira do que é ou deixa de ser design foi posta em segundo plano, abrindo passagem para todo tipo de contaminação. Mais do que nas respostas, o foco está nas questões levantadas, nos processos por trás dos trabalhos e, sobretudo, nas estratégias, que têm como denominador comum o uso perspicaz do instrumental gráfico para tratar do coletivo.
Valendo-se do campo fértil que é a cidade, nosso desejo com este projeto foi ampliar o repertório de possibilidades tanto do uso do léxico do design quanto das formas de atuação do profissional. O conjunto de trabalhos expostos instiga os designers a atuar de forma mais propositiva e desvinculada da encomenda incluindo a pesquisa, a reflexão, a atuação política. A ênfase está na comunicação visual que privilegia a troca e o diálogo, uma vez que o espaço urbano é o lugar da heterogeneidade, do encontro e da diferença, do conflito e da negociação.
Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos
O design gráfico no contexto urbano
No sentido de ampliar o olhar, a compreensão e o debate sobre o design gráfico brasileiro e internacional, o Itaú Cultural apresentou em 2014 a exposição Cidade Gráfica. A mostra revelou uma visão panorâmica sob uma perspectiva específica: a investigação da relação do designer com questões urbanas – as suas complexidades e suas problemáticas –, seja de forma crítica, seja de forma criativa e/ou poética.
Com curadoria de Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos [membros da Alliance Graphique Internationale (AGI)], Cidade Gráfica privilegiou tanto projetos gráficos convencionais (livros, cartazes, fontes etc.) quanto pesquisas acadêmicas e obras de artistas que operam na fronteira entre as artes plásticas e o design gráfico, partindo do pressuposto de que processos de trabalho são tão importantes quanto produtos finais.
A sua narrativa focou-se em algumas capitais brasileiras e em trabalhos selecionados em chamada aberta nacional – realizada pela internet, para possibilitar maior abrangência. No entanto, não houve distinção no espaço expositivo entre os projetos selecionados na chamada aberta e aqueles escolhidos pelos curadores – todos eles contribuíram igualmente para o debate sobre o design gráfico e as suas muitas possibilidades no contexto da metrópole contemporânea.
Itaú Cultural
Ficha técnica
Site
Organização de conteúdo
Júlia Sottili
Lilian Sales
Luciana Soares
Sofia Fan
Edição de textos
Maria Clara Matos
Supervisão de revisão
Polyana Lima
Revisão
Rachel Reis (terceirizada)
Tradução
Marisa Shirasuna (terceirizada)
Direção de arte
Jader Rosa
Projeto gráfico
Serifaria (empresa terceirizada)
Edição de fotografia
André Seiti
Maíra Acayaba
Fotos
André Seiti
Maíra Acayaba
Exposição
ITAÚ CULTURAL
Presidente
Milú Villela
Diretor-superintendente
Eduardo Saron
Superintendente administrativo
Sergio Miyazaki
Curadoria
Celso Longo
Daniel Trench
Elaine Ramos
Projeto expográfico
Metro Arquitetos Associados (Martin Corullon,
Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Juliana
Ziebell e Marina Pereira)
CHAMADA ABERTA DE TRABALHOS
Comissão de seleção
Agnaldo Farias
Celso Longo
Daniel Trench
Elaine Ramos
Jader Rosa
NÚCLEO DE ARTES VISUAIS
Gerência
Sofia Fan
Coordenação
Luciana Soares
Produção executiva
Júlia Sottili
Lilian Sales
NÚCLEO DE AUDIOVISUAL E LITERATURA
Gerência
Claudiney Ferreira
Coordenação
Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual
Camila Fink
Paula Bertola
Edição de imagens
Luiza Fagá
NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
Gerência
Ana de Fátima Sousa
Direção de arte
Jader Rosa
Comunicação visual
Yoshiharu Arakaki
Diagramação
Serifaria (empresa terceirizada)
Edição de fotografia
André Seiti
Produção editorial
Lívia G. Hazarabedian
Produção gráfica
Lilia Goes (terceirizada)
Coordenação de conteúdo
Carlos Costa
Edição de textos
Agência Lema (empresa terceirizada)
Thiago Rosenberg
Supervisão de revisão
Polyana Lima
Revisão (terceirizada)
Ciça Corrêa
Nelson Visconti
Rachel Reis
Tatiana Diniz
Tradução (terceirizada)
Marisa Shirasuna
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E RELACIONAMENTO
Gerência
Valéria Toloi
Coordenação de atendimento educativo
Samara Ferreira
Educadores
Ana Figueiredo (estagiária)
Bianca Selofite
Claudia Malaco
Débora Fernandes
Guilherme Ferreira
Isabela Quattrer (estagiária)
Josiane Cavalcanti
Raphael Giannini
Samantha Nascimento (estagiária)
Thiago Borazanian
Coordenação de atendimento ao público
Tatiana Prado
Supervisão
Nathalie Bonome
Silvio Santis
NÚCLEO DE INOVAÇÃO
Gerência
Marcos Cuzziol
Equipe
Edinho Almeida (terceirizado)
João Aleixo
NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE EVENTOS
Gerência
Henrique Idoeta Soares
Coordenação
Edvaldo Inácio Silva
Vinícius Ramos
Produção
Alyne Arroyo Barbosa de Oliveira (terceirizada)
Daniel Suares (terceirizado)
Erica Pedrosa Galante
Fabio Marotta
Maria Zelada (terceirizada)
Wanderley Bispo
O Itaú Cultural realizou todos os esforços no sentido de encontrar os detentores dos direitos autorais incidentes sobre as imagens/obras fotográficas aqui publicadas, além das pessoas fotografadas. Caso alguém se reconheça ou identifique alguma imagem/obra fotográfica de sua autoria, solicitamos o contato pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.
O Itaú Cultural e os curadores agradecem a todos os artistas e fotógrafos que cederam imagens a esta publicação, a todas as pessoas que foram contatadas durante a pesquisa e a AGI Brasil.