ATIVIDADES

Filme na IC Play, ações educativas e shows completam a mostra

A plataforma exibe o documentário Os Doces Bárbaros. O Núcleo de Formação promove ações educativas e oficina de bordados. Shows do bloco Explode Coração e de Moreno Veloso abrem as apresentações musicais do mês em diálogo com a mostra e o repertório da cantora.

Como é tradição na série Ocupação, as equipes do Itaú Cultural (IC) se movimentam para preparar programação em sinergia com a exposição central, de modo a aprofundar o conhecimento de particularidades da pessoa homenageada. As atividades são voltadas para a formação e a fruição artística.

Para a Ocupação Maria Bethânia são oferecidas atividades educativas, com acompanhamento dos monitores, entre visitas presenciais, espontâneas ou agendadas, mediação com recursos de acessibilidade e um ateliê livre de poesia bordada.

Além das visitas e atendimentos presenciais e on-line, com roteiros de mediação com acessibilidade e o Papo com Educativo, que aprofunda a vivência no universo artístico de Bethânia, sua vida e sua relação com a poesia, a música, a religiosidade e a cultura brasileira, um ateliê de bordados forma a programação educativa distribuída por todo o período em que a exposição permanece em cartaz, até 9 de junho.

O Ateliê Livre – Poesia Bordada oferece uma experimentação inicial nessa técnica também praticada por Bethânia. Inspirada em suas canções e poemas recitados em seus discos e shows, a oficina ensina e estimula a bordar palavras presentes no universo da cantora. Desenvolvida pela equipe de mediação do IC, a atividade é realizada no piso térreo da instituição, em frente ao espaço expositivo e conta com acessibilidade em Libras.
A Itaú Cultural Play exibe, a partir de 13 de março, Os Doces Bárbaros, clássico documentário de Jom Tob Azulay sobre a célebre apresentação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, em 1976, como grupo que dá nome ao filme. Celebrando 10 anos de suas carreiras, em um período sombrio da história do país, eles se reuniram como os Doces Bárbaros e partiram em turnê por cidades brasileiras apresentando canções emblemáticas e libertadoras.

De um ângulo privilegiado, Azulay captou essa experiência histórica. O resultado é um filme-concerto, documentário antológico e uma das melhores obras cinematográficas sobre a MPB realizadas no Brasil. Farto em performances e cenas de bastidores, o diretor capta um dos momentos mais efervescentes da Tropicália, em seu apelo político ao canto livre e ao prazer. Destaque para a fotografia granulada e colorida de Fernando Duarte.
Os dois primeiros shows de março no Itaú Cultural, organizados pela Gerência de Curadorias e Programação Artística, fazem sinergia com a Ocupação Maria Bethânia: o bloco Explode Coração, quinta-feira 14 de março, e Moreno Veloso na sexta-feira e sábado, dias 15 e 16 – sempre às 20h.

De 13 de março, às 20h, a 9 de junho de 2024
Pisos térreo e 1º
Concepção e curadoria: Bia Lessa e Itaú Cultural

Shows
Bloco Explode Coração  
14 de março (quinta-feira, às 20h)
Moreno Veloso
15 e 16 de março (sexta-feira e sábado, às 20h)   

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô / Piso térreo

Visitação da mostra:
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h;
domingos e feriados, das 11h às 19h.
Acesso para pessoas com deficiência física
Entrada gratuita

Apresentações musicais:
Sala Itaú Cultural
Capacidade: 224 lugares
Classificação Indicativa: livre
Entrada gratuita
Reserva de ingressos em
https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/  

Mais informações:
Telefone: (11) 2168-1777
Whatsapp: (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
site: www.itaucultural.org.br

Estacionamento:
Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO