"Eu vim”, bordou Arthur Bispo do Rosario em um de seus fardões, com palavras acompanhadas pelos registros da data, da hora e do lugar. No Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1938, à meia-noite, Bispo teve uma visão em que sete anjos anunciavam sua missão. Deixou a casa onde trabalhava e residia, no bairro de Botafogo, e partiu em direção à Igreja da Candelária, no Centro. Por dois dias percorreu pontos da cidade até se apresentar aos frades do Mosteiro de São Bento como aquele que viera julgar os vivos e os mortos. O jovem homem negro, natural de Japaratuba (SE), revelava ser Jesus. A polícia foi acionada e Bispo levado para o Hospício Nacional de Alienados. Diagnosticado com esquizofrenia, foi transferido para a Colônia Juliano Moreira, destino dos pacientes crônicos e indigentes.
Ali, Bispo produziu boa parte de sua obra, fruto de um trabalho incansável. A mostra Bispo do Rosário - Eu vim: aparição, impregnação e impacto traz para o Itaú Cultural (IC) 404 peças desse trabalho único, hoje preservado pelo Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea (mBrac), parceiro nesta exposição. Desde a sua primeira apresentação, em 1989, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, a obra de Bispo produziu efeitos imensuráveis para a arte moderna e contemporânea. Ao romper com o espaço-tempo, Bispo fraturou a história, desfazendo os traços que a conformam para, com essas mesmas linhas, bordar (para) o fim do mundo.
Esta mostra se desdobra em dois núcleos. O primeiro trata do impacto e da impregnação da obra de Arthur Bispo do Rosário, que, ao instaurar um novo campo de possibilidades estéticas e éticas, reverbera na produção de artistas tão importantes como os representados nesta exposição. O segundo núcleo apresenta experiências artísticas realizadas em ateliês de artes de instituições psiquiátricas brasileiras, cujos efeitos refazem os rumos da arte brasileira.
Ricardo Resende e Diana Kolker
De 18 de maio a 02 de outubro de 2022
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h Domingos e feriados das 11h às 19h
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro / Pisos 1º, 1ºS e 2ºS
Ingressos: gratuitos
Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Concepção e realização
Itaú Cultural e Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea
Curadoria: Ricardo Resende
Cocuradoria: Diana Kolker
Projeto expográfico: Carmela Rocha, Paula Thyse e Sofia Gava
Seminário
Seminário Cultura, saúde mental e bem-estar
De 24 a 26 de maio
Das 10h às 11h30
Tradução: inglês/português no dia 25
Libras nos três dias
Transmissão: página do YouTube do Itaú Cultural
O evento é um desdobramento das reflexões publicadas na Revista do Observatório 31
Protocolos
Seguindo os protocolos sanitários vigentes, o uso de máscara nos espaços internos do Itaú Cultural passa a ser opcional. Contudo, visando a segurança e a saúde de público e funcionários, recomendamos o uso da máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do prédio.
Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC:
• Serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal);
• Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.
Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com
Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br