Esta exposição, dedicada à obra de Arthur Bispo do Rosario, expande-se ao convocar trabalhos daqueles que viveram ou vivem na sua mesma condição, ou seja, pacientes psiquiátricos. Há ainda a contribuição de artistas que, impactados pelo legado de Bispo, transformaram o curso de suas criações.
Arthur Bispo do Rosario, nascido em 1909 em Japaratuba (SE), passou boa parte de sua existência vivendo em uma cela na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Fez do lugar um refúgio onde se desdobrou o seu trabalho. Tratava-se de um gesto coletivo, uma vez que ele tomava emprestados pertences de uma comunidade, aquela dos desarrazoados. Através de Bispo, portanto, vozes trancafiadas se fizeram ouvir, cumplicidades se teceram e, a partir de então, passaram a interrogar não somente o estatuto da arte, mas também o das instituições psiquiátricas e de poder.
Bispo do Rosario operou dissensos. Em seu atestado de óbito, em 5 de julho de 1989, há uma pequena informação que muito nos diz: “Deixa bens? Ignorado”. Eis a ideia hegemônica de riqueza posta ao chão. Não seria este o fim do mundo que Bispo previu e, ao fazê-lo, anunciou um novo mundo por vir – aquele no qual “bens” são inquantificáveis, mas antes constituem a própria ressignificação da alma e a sustentação psíquica da vida? Eis a pergunta que esta exposição tenta iluminar, ao trazer a obra de Arthur Bispo do Rosario ao centro e como aquela que abriu espaço para uma ruptura no tecido do sensível.
O Itaú Cultural (IC) expande suas ações ao ambiente virtual: na Enciclopédia Itaú Cultural e no site é possível pesquisar outras informações relacionadas à arte brasileira. Exposições individuais de artistas visuais referentes fazem parte da programação anual desde 2010, reforçando a missão da organização de inspirar e ser inspirada pela arte.
Itaú Cultural
De 18 de maio a 02 de outubro de 2022
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h Domingos e feriados das 11h às 19h
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro / Pisos 1º, 1ºS e 2ºS
Ingressos: gratuitos
Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Concepção e realização
Itaú Cultural e Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea
Curadoria: Ricardo Resende
Cocuradoria: Diana Kolker
Projeto expográfico: Carmela Rocha, Paula Thyse e Sofia Gava
Seminário
Seminário Cultura, saúde mental e bem-estar
De 24 a 26 de maio
Das 10h às 11h30
Tradução: inglês/português no dia 25
Libras nos três dias
Transmissão: página do YouTube do Itaú Cultural
O evento é um desdobramento das reflexões publicadas na Revista do Observatório 31
Protocolos
Seguindo os protocolos sanitários vigentes, o uso de máscara nos espaços internos do Itaú Cultural passa a ser opcional. Contudo, visando a segurança e a saúde de público e funcionários, recomendamos o uso da máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do prédio.
Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC:
• Serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal);
• Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.
Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com
Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br