Release

Nova Ocupação Itaú Cultural é dedicada à cirandeira mais popular do Brasil, Lia de Itamaracá

Cantora de cirandas desde os anos de 1960, ela quebrou os padrões da tradição deste gênero passando do improviso para a interpretação. Com estilo marcante, mudou a forma de apresentar a ciranda e ainda incluiu em seu repertório outras manifestações populares. Aos 78 anos, tida como a artista que levou essa música para os diversos brasis e o mundo, Lia segue firme em seu trajeto e é homenageada na primeira edição da série Ocupação neste ano

Saiba mais
Institucional

Homenagem a uma cantora que fez da tradição da ciranda algo orgânico e trata a existência de forma ampla

Para o Itaú Cultural, celebrar Lia de Itamaracá na 55ª edição da série de ocupações e primeira deste ano de 2022, é um convite para dar as mãos e chegar perto da obra e da história de uma artista que, como a sua música, não tem fim.

Saiba mais
Curatorial

Refinado convite para mergulhar na beleza e na potência de uma artista imensa 

Alessandra Leão é cantora, compositora, percussionista e produtora de música popular brasileira. Michelle Assumpção é produtora de conteúdos digitais na Secretaria de Cultura de Pernambuco e biógrafa de Lia de Itamaracá. Ambas são pernambucanas e assinam a curadoria desta Ocupação com a equipe do Itaú Cultural.

Saiba mais
Passo a Passo

Exposição imersiva guiada pelas ondas do mar, as palavras e a música da cantora feita de sal, som e sol

Para entrar no universo de Lia de Itamaracá, o público é recebido, nesta Ocupação, pela cor e o som do mar da ilha que lhe deu o nome musical. A partir daí, caminha por três eixos que revelam a construção da personalidade da homenageada, sua vida e obra. Veja um resumo do passo a passo da mostra.

Saiba mais
Sobre Lia

Depois de uma decepção amorosa, a decisão de investir no sonho de menina: ser uma cantora famosa

A mãe de Lia buscava no mar o alimento para os filhos. Voltava com ostras, mariscos, caranguejos e fazia calados e ensopados, ao que ela credita a sua força e vitalidade. Conheça mais da história da cantora neste texto escrito exclusivamente para o hotsite do Itaú Cultural, por Michelle de Assumpção, jornalista, biógrafa de Lia e uma das curadoras da Ocupação

Saiba mais
Ancestralidade

Teste de DNA de Lia de Itamaracá reflete busca da diáspora por sua ancestralidade

Lia de Itamaracá não conheceu seus avós e bisavós e tampouco sabe de onde vieram seus antepassados, mas, após fazer um teste de DNA em 2015, descobriu ter herança genética do povo Diola, da Guiné-Bissau, preenchendo uma lacuna que poucos afrodescendentes têm a chance de completar.

Saiba mais
Galeria

Fotos para divulgação

A seguir, as imagens para download da ocupação Lia de Itamaracá. Para encontrar os créditos e as legendas das fotos referentes à mostra, clique no botão abaixo.

Download
Audiovisuais

"Se eu não fosse ao encontro do mundo, o mundo não vinha ao meu encontro"

A frase é de Lia de Itamaracá, que fala e canta no vídeo da esquerda. Ele traz depoimentos, ainda, da jornalista Michelle de Assumpção – também biógrafa da homenageada e uma das curadoras da mostra –, e de mestre Baracho, a quem se atribui a popularização da ciranda. No segundo vídeo, a cantora Alessandra Leão, também integrante da curadoria, conta a sua relação e inspiração com a cirandeira.

Shows

Vamos todos cirandar com Lia de Itamaracá e seus convidados e convidadas

A Ocupação dedicada à cantora da ilha pernambucana Itamaracá vai além das paredes do espaço expositivo. Nos dois últimos finais de semana  de abril, a própria homenageada sobe ao palco da Sala Itaú Cultural  e coloca todo mundo para rodar ao lado de Daúde, Alessandra Leão, Edgar e Iara Rennó.  

Saiba mais
Educativo e Acessibilidade

Atividades educativas diversas e mecanismos de acessibilidade ampliam o conhecimento sobre a homenageada

O Núcleo de Educação do IC oferece programação paralela, durante todo o período da Ocupação em cartaz, de modo a conectar o público à trajetória desta célebre cirandeira. Também promove visitas e passeios virtuais, lives e intervenções no espaço em diálogo com os visitantes, além de mecanismos diversos para garantir a acessibilidade.

Saiba mais

De 20 de abril a 11 de julho de 2022
Terças-feiras a sábado das 11h às 20h
Domingos e feriados das 11h às 19h


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Piso térreo
Próximo à estação de metrô Brigadeiro.

Ingressos: gratuitos

Informações pelo telefone:
(11) 2168-1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Espetáculos

Com apresentação do MC Roger de Renor

Ciranda de Ritmos
De 21 a 24 de abril (sexta-feira e sábado às 20h; quinta-feira e domingo às 19h).

Na sexta-feira, dia 22, a apresentação será transmitida simultaneamente na página do Itaú Cultural no YouTube.

Reservas dos ingressos pela plataforma INTI, a partir de 14 de abril – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Ciranda Sem Fim
De 28 de abril a 1 de maio (quinta-feira a sábado às 20h; domingo às 19h).

Na sexta-feira, dia 29, a apresentação será transmitida simultaneamente na página do Itaú Cultural no YouTube.

Reservas dos ingressos pela plataforma INTI, a partir de 21 de abril – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Sala Itaú Cultural
Piso: Térreo
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Capacidade: 224 lugares
Entrada: gratuita

Cancelamentos

• Em virtude dos protocolos sanitários adotados para conter o avanço da transmissão do coronavírus e, assim, manter-se a segurança e a saúde de artistas, produção e público, o Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido.
• Em caso de cancelamento, os ingressos adquiridos perdem sua validade. O público que reservou o ingresso antecipadamente será notificado por e-mail.
• Um eventual reagendamento da programação, em data futura, ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência a quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Protocolos

• Seguindo os protocolos sanitários vigentes, o uso de máscara nos espaços internos do Itaú Cultural passa a ser opcional. Contudo, visando a segurança e a saúde de público e funcionários, recomendamos o uso da máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do prédio.
• Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC: serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal);
• Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.

Assessorias de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán:
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa:
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli:
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: 
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães:
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo:
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2022 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO