Shows

Vamos todos cirandar com Lia de Itamaracá e seus convidados e convidadas

A Ocupação dedicada à cantora da ilha pernambucana Itamaracá vai além das paredes do espaço expositivo. Nos dois últimos finais de semana  de abril, a própria homenageada sobe ao palco da Sala Itaú Cultural  e coloca todo mundo para rodar ao lado de Daúde, Alessandra Leão, Edgar e Iara Rennó

De 21 a 24 de abril (quinta-feira a domingo), Lia de Itamaracá se apresenta presencialmente na Sala Itaú Cultural. Com a participação da cantora Daúde, ela executa o álbum Ciranda de Ritmos. Nos mesmos dias da semana seguinte, de 28 deste mês a 1 de maio, é a vez de Ciranda Sem Fim. A cantora Alessandra Leão – também uma das curadoras da Ocupação em homenagem a Lia e que participou deste disco com a faixa Falta de Silêncio –, se junta a ela no palco nos dois primeiros dias desta segunda temporada. Na sexta-feira, 30, o convidado é Edgar. No domingo, Iara Rennó fecha com ela a série de espetáculos. DJ Dolores, se junta a Lia todos os dias.

Todas as apresentações contam com um MC, Roger de Renor. Os shows das sextas-feiras 22 e 29, serão transmitidos simultaneamente na página do Itaú Cultural no YouTube.

O álbum que abre a temporada na organização, Ciranda de Ritmos, teve lançamento em 2008. De lá para cá, foi apresentado em quase todos os estados brasileiros e andou em turnê pela Europa. Ele foi construído em uma fusão de sons entre o coco de roda e o maracatu e a cantora é acompanhada pelas vozes de Severina e Dulce Baracho, filhas do conhecido cirandeiro Antônio Baracho (1907-1988), um dos mais importantes nomes da cultura de Pernambuco. O maracatu ganha força na apresentação de músicas tradicionais das agremiações do estado, como em Verde Mar de Navegar, de Capiba.

Nesta apresentação, Lia passeia pela sonoridade pernambucana com canções suas, de outros compositores e de domínio público. Entre as de autoria própria, estão Moça namoradeira e Santa Tereza. Carlos Zens, produtor do CD, comparece com Cirandando pela praia. Há ainda composições de Bezerra do Sax, Baracho e Capiba, entre outros. No final, a rainha da ciranda interpreta Dança do papangu, de Chico César; Suíte do pescador, de Dorival Caymmi, e Cirandar, de Martinho da Vila.

Sem fim

Passada mais de uma década, em 2019 Lia lançou Ciranda Sem Fim nas plataformas de streaming e disponível nos formatos CD e LP, com 11 faixas, além de uma brincante de ciranda. Este álbum teve direção musical de DJ Dolores, cuja proposta foi oferecer uma fusão entre novos e antigos sons interpretados por Lia.

O nome do álbum também batiza uma das músicas do disco Ciranda Sem Fim Para Lia – presente do músico carioca Lúcio Sanfilippo para a cantora, durante um encontro entre os dois no Rio de Janeiro, em 1999. A faixa recorda o trabalho dela como merendeira, ofício que desempenhou por 30 anos em uma escola estadual da Ilha de Itamaracá.

Entre as letras mais intimistas escolhidas por ela está O Relógio. A canção original, o bolero El Reloj, foi composto nos anos de 1950 pelo cantor mexicano Roberto Cantoral. Ele está entre as 10 mais famosas e executadas músicas do gênero. No Brasil, foi imortalizada pela voz de Altemar Dutra. Por sua vez, a faixa Apenas um trago (Bom dia, meu amor) foi sucesso nos anos de 1970, composta pelo mineiro e cantor de brega José Ribeiro.

Ao contrário dos discos anteriores – Rainha da Ciranda (1977), Eu Sou Lia (2000) e Ciranda de Ritmos (2008) –, a poesia marca este álbum, com a colaboração de textos de outras mulheres, como em Falta de Silêncio, de Alessandra Leão. A poesia cantada por Lia, é um mantra a Iemanjá. Peixe Mulher, de Ava Rocha e Iara Rennó, é uma referência à relação de Lia com o mar da Ilha de Itamaracá, cidade da cirandeira. O cantor e compositor paraibano Chico César também participa do novo álbum, na autoria da música Desde Menina, outro presente oferecido à Lia.  Ainda, ela contou, para esse álbum, com outros nomes da música de Pernambuco, como percussionista Lucas dos Prazeres e do baixista Yuri Queiroga.

home

De 20 de abril a 11 de julho de 2022
Terças-feiras a sábado das 11h às 20h
Domingos e feriados das 11h às 19h


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Piso térreo
Próximo à estação de metrô Brigadeiro.

Ingressos: gratuitos

Informações pelo telefone:
(11) 2168-1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Espetáculos

Com apresentação do MC Roger de Renor

Ciranda de Ritmos
De 21 a 24 de abril (sexta-feira e sábado às 20h; quinta-feira e domingo às 19h).

Na sexta-feira, dia 22, a apresentação será transmitida simultaneamente na página do Itaú Cultural no YouTube.

Reservas dos ingressos pela plataforma INTI, a partir de 14 de abril – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Ciranda Sem Fim
De 28 de abril a 1 de maio (quinta-feira a sábado às 20h; domingo às 19h).

Na sexta-feira, dia 29, a apresentação será transmitida simultaneamente na página do Itaú Cultural no YouTube.

Reservas dos ingressos pela plataforma INTI, a partir de 21 de abril – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Sala Itaú Cultural
Piso: Térreo
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Capacidade: 224 lugares
Entrada: gratuita

Cancelamentos

• Em virtude dos protocolos sanitários adotados para conter o avanço da transmissão do coronavírus e, assim, manter-se a segurança e a saúde de artistas, produção e público, o Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido.
• Em caso de cancelamento, os ingressos adquiridos perdem sua validade. O público que reservou o ingresso antecipadamente será notificado por e-mail.
• Um eventual reagendamento da programação, em data futura, ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência a quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Protocolos

• Seguindo os protocolos sanitários vigentes, o uso de máscara nos espaços internos do Itaú Cultural passa a ser opcional. Contudo, visando a segurança e a saúde de público e funcionários, recomendamos o uso da máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do prédio.
• Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC: serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal);
• Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.

Assessorias de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán:
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa:
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli:
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: 
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães:
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo:
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2022 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO