Institucional

Diálogo com o hoje evidencia criação, criaturas e criador

Mostra comprova que a obra machadiana, construída entre romances, contos, poemas, crônicas, peças de teatro e artigos, continua sendo leitura viva. Legado literário do autor mobiliza e tensiona temas como a ética, a comunhão de interesses, as ordens de arranjos e caprichos, as paixões, a identificação social e a identidade do sujeito.

Estamos diante de narrativas orgânicas enquanto composição, de textos que bem sustentam impasses, que armam debates não estabilizados, livram-se de obviedades, desmontam frases feitas e, de modo irônico, desdenham de questões absolutas. Estamos diante da produção de Machado de Assis, o grande escritor de todos nós, cujo legado – para a literatura e além dela – é festejado na 61ª Ocupação Itaú Cultural. Celebrar o mestre das letras corresponde, ao mesmo tempo, a um dever e um direito da nossa gente.

Menino de 1839 e do Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, então capital do país, Joaquim Maria Machado de Assis estreou como autor em 1864, com os versos de Crisálidas. Do primeiro até o último volume, Memorial de Aires (1908), publicado no ano de sua morte, o ficcionista construiu uma obra rica em gêneros – romances, contos, poemas, crônicas, peças de teatro, artigos –, na qual os fatos (problemáticos) são tudo e os valores, relativos.

A escrita machadiana mobiliza e tensiona temas como a ética, a comunhão de interesses, as ordens de arranjos e caprichos, as paixões, a identificação social e a identidade do sujeito, despertando leitores com farpas ritmadas. Essas farpas, aliás, também aparecem aqui, em uma mostra que busca colocar as palavras do artista em diálogo com o hoje, evidenciando criação, criaturas e criador.

Desdobrada em uma publicação impressa e no site www.itaucultural.org.br/ocupacao (com conteúdo exclusivo), a Ocupação Machado de Assis enfatiza a negritude do homenageado por meio de entrevistas com estudiosos e outras pessoas que visitaram o universo do escritor. O projeto reúne documentos, objetos e livros, itens que, juntos, indicam que o Bruxo do Cosme Velho continua sendo leitura viva. Cada vez mais viva.

Itaú Cultural

De 18 de novembro de 2023, 11h, a 4 de fevereiro de 2024
Piso Paulista (térreo)
Itau Cultural

Concepção e realização:
Itaú Cultural
Curadoria: Gerência de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural
Consultoria: Hélio de Seixas Guimarães, Henrique Marques Samyn e Luciana Antonini Schoeps
Projeto expográfico: Francine Moura e Amanda Albino (assistente)

Lançamento
Coleção Todos os livros de Machado de Assis

Organizado por Hélio de Seixas Guimarães
Editora Todavia e Itaú Cultural

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô / Piso térreo

Visitação:
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h;
domingos e feriados, das 11h às 19h.
Acesso para pessoas com deficiência física
Entrada gratuita

Mais informações:
Telefone: (11) 2168-1777
Whatsapp: (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
site: www.itaucultural.org.br

Estacionamento:
Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO