Além das paisagens e do espaço físico, Milton Santos tratava a geografia como ciência para compreender a sua influência nas pessoas. Intelectual reconhecido nacional e internacionalmente, desenvolveu parte do seu trabalho fora do Brasil devido ao seu exílio itinerante durante a ditadura no país. A Ocupação, acompanha esse caminho desde o seu nascimento, na Bahia, até a morte, em São Paulo. Hotsite, programação cênica presencial, documentário exibido na Itaú Cultural Play e atividades do Núcleo de Formação do IC complementam a mostra.
Saiba maisPassados 22 anos de sua morte, as ideias de Milton Santos seguem circulando para além das universidades, impactando e influenciando todo o país e alimentando novos intelectuais, artistas e ativistas, em especial nas periferias. Ele se engajou em debates sobre política e educação pelos jornais; discutiu questões sociais e defendia a importância da cidadania no Brasil.
Saiba maisUm extenso painel biográfico na exposição revela o longo e multifacetado caminho de Milton Santos. O seu encanto na meninice pelo movimento de pessoas, mercadorias e ideias o pautou neste percurso concentrado em três pontos: Analisando, debatendo e planejando a Bahia; Exílio e aprendizagem de muitas realidades e Volta ao Brasil e consagração internacional e periférica.
Saiba maisA obra de Milton Santos caminha para além da geografia entendida como território físico. O seu legado ampliou essa matéria para campos políticos, culturais, tecnológicos e éticos. A Ocupação apresenta a sua vida, desde suas origens, o exílio, a volta ao país e o caminho percorrido até se tornar um intelectual público, preocupado com as questões sociais no Brasil e no mundo.
Saiba maisA seguir, as imagens aptas para divulgação da Ocupação Milton Santos. Para fazer o download em alta resolução e encontrar os créditos e legendas, clique no botão abaixo.
Download das imagensOs vídeos abaixo são trechos de gravações completas que se encontram na exposição. No primeiro, ele próprio fala sobre a importância da geografia em palestra que deu no Encontro internacional: lugar, formação socioespacial, mundo, realizado na Universidade de São Paulo (USP), em 1994. Na sequência, Marie-Hèléne Tiercelin Santos, com quem ele foi casado por mais de 30 anos, desde 1972, conta episódios sobre o exílio do casal. Depois, Maria Adélia Souza, geógrafa planejadora e professora que foi sua aluna e, mais tarde, trabalhou com ele em sua volta ao Brasil, revela as dificuldades que o professor enfrentou neste retorno. Por fim, o geógrafo e educador Billy Malachias, também seu ex-aluno, e o escritor Itamar Vieira falam sobre as questões raciais que envolveram a vida e o legado do mestre.
MILTONGRAFIA é o nome do poema que o poeta fundador da Cooperifa escreveu exclusivamente para a Ocupação Milton Santos. Ele pode ser visto em declamação do próprio autor em um vídeo localizado no painel Legado exibido dentro da exposição.
Saiba maisAos domingos, tem funk, hip-hop, dancehall e breaking e gumboot dance, com Nelson Triunfo, entre outros. No fim do mês, Bete Nóbrega faz pinturas ao vivo. Na abertura da mostra, entra em cartaz na IC Play documentário sobre Milton Santos.
Saiba maisO Itaú Cultural é uma das instituições pioneiras na inclusão de acessibilidade em suas atividades oferece. O Núcleo de Formação também agrega ações educativas às exposições ampliando o conhecimento e as reflexões adquiridas ao visitá-las.
Saiba maisDe 19 de julho a 8 de outubro
Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria: equipe Itaú Cultural
Consultoria: Flávia Grimm e Manoel Lemes
Projeto expográfico: Francine Moura e Davi Brischi
Visitação: de terça-feira a sábado, das 11h às 20h;
domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada gratuita
Para mais informações acesse o site: www.itaucultural.org.br
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô / Piso térreo
Terças-feiras a sábados, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada: gratuita
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Whatsapp:
(11) 96383-1663
E-mail:
atendimento@itaucultural.org.br
Arte na Rua
Mostra Territórios
Em sinergia com a Ocupação Milton Santos
Performances de dança todos os domingos de julho, sempre às 15h
Local: calçada do Itaú Cultural
Duração: 30 minutos
Capacidade: livre
Classificação Indicativa: livre
Gratuito
Dia 2
Funk, com Renata Prado
Dias 9 e 16
Hip-hop e original funk, com Nelson Triunfo
Dia 23
Breaking dance, com Pieigyh e Jeniffeer Camille
Live painting, com Bete Nóbrega
Dia 30
Funk, gumboot dance, dancehall, com Projeto Requebrando
Live painting, com Bete Nóbrega
Itaú Cultural Play
Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá
De Silvio Tendler (RJ, documentário, 90 min 2006)
De 19 de junho 2023 a 19 de janeiro de 2024
Classificação indicativa: 10 (Agressão física e linguagem chula)
Em www.itauculturalplay.com.br
Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com
Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br