Guto Lacaz: cheque mate apresenta um panorama da obra do artista construída desde os anos de 1970, entre o design em todas as suas formas, a transmutação de objetos do cotidiano, performances e a exploração do uso da tecnologia na arte. Na base de tudo, crítica social com humor, experimentação e originalidade. A mostra traz três obras inéditas: Volare, feita especialmente para a exposição, Nomes, recém-criada pelo artista, e Eletrolinhas, de 2004, nunca exposta.
Leia maisGuto Lacaz convida à contemplação do inusitado, descobre faces novas do mundo e cria obras que fazem sorrir. Com bom humor, em quase cinco décadas de carreira artística, ele manipula objetos cotidianos e provoca todo tipo de reflexão.
Leia maisExposição lança um olhar amplo e processual sobre Guto Lacaz e sua obra, que navega por expressões artísticas diversas. No texto abaixo, os curadores da mostra, Kiko Farkas e Rico Lins, discorrem sobre a linha curatorial e o percurso do artista.
Leia maisPara o crítico e pesquisador, o humor na obra de Guto Lacaz catalisa pensamentos e reflete outras perspectivas da realidade, e o riso liga o raciocínio e libera o recalcado. Veja abaixo um trecho do texto que ele escreveu exclusivamente para o catálogo desta mostra.
Leia maisNinguém melhor do que o próprio Guto Lacaz para discorrer sobre o modo de produzir a arte que faz observando o mundo ao seu redor. Ele desenvolveu uma forma peculiar de olhar para qualquer objeto, por mais trivial que seja, e transformá-lo em obra.
Leia maisNos vídeos abaixo, você encontra o trailer do documentário Guto Lacaz – um olhar iluminado, dirigido por Marcelo Machado e conduzido pelos curadores da mostra e designers Kiko Farkas e Rico Lins. Ele está na exposição, com um QR code que dá acesso ao filme exibido, na íntegra, na Itaú Cultural Play a partir de 1 de agosto. A plataforma também pode ser acessada em itauculturalplay.com.br e nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS), no Chromecast e nas smart TVs da Samsung, LG e Apple TV.
O segundo vídeo traz um trecho do mesmo documentário em que o artista discorre sobre a beleza e outras utilidades do papel higiênico, que ele transformou em obra de arte.
Por fim, o terceiro audiovisual apresenta trechos de suas performances Ludo Voo e Máquinas e Motores.
1 de agosto a 27 de outubro de 2024
Pisos 1, -1 e -2
Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria e partido expográfico: Kiko Farkas e Rico Lins
Desenho da expografia: Daniel Winik
Projeto de acessibilidade: Itaú Cultural
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Visitação:
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h;
domingos e feriados, das 11h às 19h.
Acesso para pessoas com deficiência física.
Entrada gratuita.
Classificação livre.
Estacionamento:
Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Mais informações:
Telefone: (11) 2168-1777
WhatsApp: (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Site: www.itaucultural.org.br
Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa
(11) 98139-9786
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com